Apresentação

 

 

O ensino está no cerne da missão institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). É o espaço estratégico de diálogo com a sociedade, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Ciência e Tecnologia (C&T), seja através dos cursos de lato sensu e de qualificação profissional em saúde, seja através de seus programas de pós-graduação stricto sensu.

Os cursos de lato sensu e de qualificação profissional em saúde são espaços de ensino onde se dá o rico encontro do conhecimento acadêmico com a experiência e os saberes dos diferentes atores da prática – gestores, profissionais da atenção básica, da vigilância em saúde, conselheiros e agentes locais; entre tantos outros atores que conformam o setor saúde nacional.

No ensino stricto sensu objetiva-se formar profissionais com base no conhecimento interdisciplinar, para o exercício das atividades de pesquisa, docência e atuação em serviços de saúde, tendo em vista o desenvolvimento de compreensão crítica sobre os fenômenos de vida, adoecimento e morte na sociedade contemporânea. São quatro Programas que oferecem cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado: Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, este em associação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Através desses cursos, a ENSP vem atuando de maneira protagonista na formação de quadros para o Sistema Único de Saúde brasileiro. Nos últimos dez anos, formou mais de 7.000 profissionais, em seus cursos de mestrado e doutorado, cursos presenciais de especialização e de qualificação profissional em saúde, e mais de 65.000 profissionais, em seus cursos de Educação a Distância (EAD). São profissionais que, hoje, ocupam posições estratégicas nos diversos níveis do SUS e que vêm contribuindo para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde e da oferta de serviços de saúde para a população brasileira.

Hermano Castro

Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

 

Lúcia Dupret

Vice-Diretora de Ensino – VDE.