Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde

1. Objetivo Geral
Propiciar aos servidores do cargo de Analista de Gestão em Saúde uma formação generalista em gestão aplicada a organizações de C&T em saúde, que possibilite o desenvolvimento de competências básicas necessárias ao exercício de funções técnicas diferenciadas na Fiocruz.

2. Objetivo Específico
- Fornecer uma visão ampla sobre a Fiocruz e seus eixos de atuação nas políticas públicas de saúde e de ciência e tecnologia e suas correlações com os desafios da gestão;
- Promover a integração e a adaptação crítica dos servidores à estrutura e à cultura organizacional da Fiocruz;
- Identificar e desenvolver talentos para ocupar funções estratégicas;
- Promover a articulação em rede atuando de forma coordenada e cooperativa, para inovação e racionalização nos processos de trabalho.

3. Justificativa
O Curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde faz parte da estratégia da Fiocruz de formação gerencial e de qualificação dos profissionais da área de gestão da instituição. Esta ação compreende um conjunto de atividades voltadas à capacitação técnico-gerencial continuada de servidores públicos, visando à atualização permanente dos servidores e à preparação de dirigentes para responder de forma eficaz às demandas de Governo.
Representa um esforço programado para que os analistas de gestão na organização estejam melhor preparados para serem atores produtivos da implementação do plano estratégico da Fiocruz e identificar e desenvolver talentos com formação sólida para o desenvolvimento de projetos estratégicos.
Esta ação é parte integrante do Programa de Desenvolvimento Gerencial. A estrutura do programa está organizada na perspectiva de integração dos profissionais de gestão das diferentes áreas e níveis de atuação, com ênfase na inovação da gestão. Para tal, o programa é constituído de cinco projetos: Excelência da Alta Administração; Desenvolvimento da Excelência em Gestão; Construindo a Gestão do Futuro; Encontro Anual de Gestão; e Rede Virtual de Excelência em Gestão. Cada um destes cinco projetos se desdobram em ações de educação formal e não formal, em um ciclo permanente de quatro anos, para desenvolvimento das competências gerenciais requeridas à Fiocruz.
O Curso de Especialização em Gestão de Organizações de C&T em Saúde é uma ação que se desdobrado Projeto "Construindo a Gestão do Futuro".

4. Abordagem Pedagógica
A proposta desta atividade formativa baseia-se em uma concepção de formação que não se pretende prescritiva, mas marcada pela autonomia e pela participação ativa dos alunos no processo dialético de ensino-aprendizagem, afastando-se, portanto, das perspectivas pedagógicas que se restringem à mera transmissão mecânica e passiva de conhecimentos, supostamente aplicáveis a qualquer situação do exercício profissional, e que conduzem os profissionais da área da gestão a situações de perplexidade ao se defrontarem com a rica, contraditória e desafiadora dinâmica da realidade organizacional. Pretende-se, portanto, que o participante evolua em sua formação no campo da gestão a partir de uma compreensão crítica da realidade na qual se inscreve a sua própria prática, o que constitui pressuposto fundamental para a atuação crítica nos processos de transformação organizacional.
Para tal, o curso envolve metodologias e estratégias de aprendizagem criativas e inovadoras, como a aprendizagem baseada em problemas, as comunidades de prática, o desenvolvimento de projetos de intervenção, que priorizem a troca e o compartilhamento de diferentes saberes, fortalecendo uma rede de gestão.
Cada uma das Unidades de Aprendizagem que compõem o curso será planejada por meio de métodos e técnicas de design instrucional, com destaque para os objetivos e as estratégias de aprendizagem, as atividades a serem desenvolvidas, assim como as atividades avaliativas.
O curso será desenvolvido em duas fases: Concentração e Dispersão.

5. Sistema de Avaliação
O acompanhamento e a avaliação da aprendizagem serão realizados mediante os trabalhos coletivos realizados no âmbito do Componente Operacional de cada Eixo, sendo a pontuação mínima para aprovação de 07 (sete). Ao final de cada Unidade de Aprendizagem os alunos realizarão, em grupos, atividades teórico-práticas, organizadas em função da realidade concreta da Fiocruz, correlacionando às práticas observadas com o conteúdo teórico apreendido durante o as UAs.
Para a fase de dispersão a avaliação será feita a partir da apresentação oral do grupo e da entrega da Matriz Síntese da Discussão preenchida. Cada caso terá uma avaliação final. A nota final do módulo da dispersão será a média das avaliações dos casos. Além dos aspectos que constam na matriz, serão avaliados também a contextualização do problema e a sistematização da discussão do grupo (consensos, dissensos, modelo de integração das informações).
É obrigatório obter 75% de participação nas atividades do Curso.
No caso de avaliação inferior a 07 (sete) em qualquer uma das Unidades de Aprendizagem, o aluno não receberá o certificado de conclusão do Curso de Especialização.
O Trabalho de Conclusão de Curso será a elaboração de um Projeto de Intervenção em Serviço, mediante o qual o servidor proporá, a partir dos conteúdos trabalhados durante o Curso, uma intervenção de gestão na unidade e setor onde será lotado. O tema será de livre eleição do aluno, a partir do qual a coordenação indicará um orientador. Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação de especialistas indicados pela Coordenação do Curso.

Objetivo do curso
Propiciar aos servidores do cargo de Analista de Gestão em Saúde da Fiocruz uma formação generalista em gestão aplicada a organizações de Ciência e Tecnologia em saúde, que possibilite o desenvolvimento de competências básicas necessárias ao exercício de funções técnicas diferenciadas na instituição.

Perfil do candidado
Este curso destina-se a todos os servidores da Fiocruz que exercem o cargo de Analista de Gestão em Saúde, lotados nas Unidades do Rio de Janeiro e das regionais.

Carga horária total do curso
460 horas.

Periodicidade
Regular.

Grade disciplinar
UNIDADE I- Inovação na Gestão UNIDADE II- Ciência e Tecnologia, Saúde e Sociedade UNIDADE III- Complexo Produtivo e de Inovação em Saúde UNIDADE IV- Atenção, Promoção, Vigilâncias, Geração de Conhecimentos e formação para o SUS UNIDADE V- Saúde, Ambiente e Sustentabilidade UNIDADE VI- Saúde, Estado e Cooperação Internacional UNIDADE VII- Metodologia de Pesquisa UNIDADE VIII- Tópicos Avançados da Gestão

Número de vagas
40 vagas.

Contato Seca
Fundação Oswaldo Cruz Escola Corporativa Fiocruz Avenida Brasil, 4036 Prédio da Expansão, sala 203 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro ? RJ - Horário de atendimento ao público: 9h30m às 16h Tel.: (21) 3882-9181 E-mail pdg@fiocruz.br Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br