Direitos Humanos e Saúde (ENSP.07.814.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
25
Período:
18/08/2020 a 06/10/2020
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Saúde, Trabalho e Ambiente

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 13:30 17:00
Terça-feira 13:30 17:00
Terça-feira 14h30 17h
Terça-feira 14:30 17:00

PROFESSORES

Nome
Aldo Pacheco Ferreira
Fernando Salgueiro Passos Telles
Gabriel Eduardo Schütz
Lucia Regina Florentino Souto
Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos
Marcos Besserman Vianna
Maria Helena Barros de Oliveira

EMENTA

As relações entre Direitos Humanos e Saúde vem assumindo nos últimos anos contornos de uma extensa forma imbricada de produzir espaços de construção de cidadania, de justiça e de relações mais equânimes entre os indivíduos. Neste contexto objetiva a disciplina refletir sobre alguns aspectos que compõem o campo do conhecimento Direitos Humanos e Saúde. Neste momento de Pandemia é fundamental discutir como os DH estão sendo respeitados ou não. Pretende abordar aspectos fundamentais entre as Ciências Jurídicas, Ciências da Saúde e as Ciências Sociais, permeada por aspectos filosóficos. Discutir os conceitos de saúde e direito sob a égide dos Direitos Humanos, destacando a construção da cidadania e a busca da justiça. Explora as relações constitutivas que se estabelecem entre disciplinas como Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Ambiental entre outras, perpassando por questões como a ética, a filosofia, vulnerabilidades de grupos, as questões de gênero, envelhecimento, drogas, internação compulsória e os movimentos sociais em suas intersecções com a saúde, enquanto um direito humano. Aborda, ainda, a constituição do Sistema Único de Saúde ? SUS, destacando seus aspectos legais e de organização de serviços. Pretende aprofundar análises da concepção de algumas questões levantadas pelos Direitos Humanos, debruçando-se de forma particular sobre conceitos como dignidade, cidadania, diversidade, violências e justiça. Busca, então, discutir a produção do conhecimento como um espaço emancipatório, onde esse encontro entre direitos humanos e saúde pode possibilitar a construção de uma cidadania sanitária, tendo como base a ecologia de saberes. E nesse contexto, entender o campo da saúde a partir dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Categoria: Eletiva

Número mínimo de alunos: 05

Candidatos externos: Serão aceitos alunos dos programas stricto sensu da ENSP; alunos de outros programas stricto sensu da FIOCRUZ; alunos de outros programas de pós-graduação stricto sensu.

Informações sobre as aulas Serão em formato remoto, ministradas pelo aplicativo Zoom.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
A construção do SUS: histórias da Reforma Sanitária e do Processo Participativo / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
300 p. ? (Série I. História da Saúde no Brasil)

Butler, J. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do ?pós-modernismo?. IN: Cadernos Pagu, no. 11, 1998. p. 11 - 42. Disponível em http://www.pagu.unicamp.br/sites/www.pagu.unicamp.br/files/pagu11.02.pdf.

De Beauvoir, S. IN: O Segundo Sexo. Vintage, 1989. Disponível em http://livrosfeministas.wordpress.com/2008/01/20/o-segundo-sexo/.

Foucault, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1988.

Oliveira, M.H.B. & Vasconcellos, L.C.F. (org) Direito e Saúde: um campo em construção. Rio de Janeiro. Ediouro, 2009. 280p.

Oliveira, M.H.B. & Prudente, W. Constituição Verde, a Saúde e Direitos Humanos. In: 20 Anos da Constituição Federal: trajetória do direito ambiental. Org. Maria Collares Felipe da Conceição. Rio de Janeiro: EMERJ, 2008.

Santos, B.S. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Editora Corteez, 2007.

Santos, B.S. Poderá o direito ser emancipatório? Coimbra/Portugal: Revista Crítica de Ciências Sociais, n.65, maio de 2003, 3-76p.

Santos, B.S. ? Um discurso sobre as ciências. Edições Afrontamento, Porto, 1087.

Santos, B.S. - Para além do Pensamento Abissal:
Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, Outubro 2007: 3-46.

Santos, B.S. - Para uma sociologia das ausências. Coluna/Ideias 29. Jornal de Letras ? JL. 07 a 20 de junho de 2017.

Santos, B.S. - Para uma sociologia das emergências. Ensaio/Ideias 27. Jornal de Letras ? JL. 19 de julho a 01 de agosto de 2017.