Políticas de Controle do Tabagismo

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo do Curso
Este curso tem por objetivo formar profissionais que tem interesse em políticas de controle do tabaco. Podem ser oriundos da Rede SUS (federal, estadual e municipal), de setores envolvidos na execução de políticas públicas de controle do tabaco que trabalhem em outras áreas como legislativa, educativa e econômica e também profissionais de outros países (países da América Latina ou lusófonos) que tenham interesse no tema.

3. Objetivo Específico
Este curso foi concebido para estimular o entendimento e incorporação nas práticas de saúde o tema ?políticas de controle do tabagismo?. Embora o conteúdo do Curso seja extenso, a carga horária de 80 horas é adequada para a abordagem dos temas propostos e pretende envolver os alunos na discussão do tema e na realização de ações que colaborem com a implementação da CQCT no Brasil.

4. Justificativa
O tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública, que afeta a população mundial. O impacto do consumo de produtos do tabaco envolve produção, manufatura, distribuição e consumo, afetando pessoas em todas as etapas.
Os profissionais de saúde, de modo geral, e os de saúde pública, em particular, têm a responsabilidade de abordar de forma mais direta esta epidemia que mata anualmente em todo mundo mais de 7 milhões de pessoas. Neste sentido, o curso de Politicas de controle do tabaco tem por objetivo proporcionar uma imersão com abrangência multidisciplinar, abordando desde os efeitos à saúde dos fumantes, ao meio ambiente e econômicos até a compreensão dos sistemas de vigilância, do monitoramento da indústria fumageira e do cumprimento das leis.
O curso oferece a oportunidade de discussão sobre conceitos básicos das políticas de controle do tabagismo, incluindo as principais estratégias de abordagem através de medidas administrativas, educativas, legislativas, econômicas, reguladoras e de promoção da saúde, com ênfase na experiência brasileira, incluindo os processos de gerenciamento, comunicação, regulação, tratamento, influência da mídia e experiências de diversificação da cultura do tabaco.
O curso também apresentará e discutirá as melhores práticas para a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (CQCT) a nível nacional e internacional, seus principais desafios e atores envolvidos entre eles, o papel da Comissão Nacional para a Implementação da CQCT (CONICQ), o Ministério da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde-SVS), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além das lideranças da Sociedade Civil, como a Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil (ACTBR) e seus membros.
Este curso foi concebido para estimular o entendimento e incorporação nas práticas de saúde pública e de atenção básica à saúde do tema prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis, com ênfase para o controle do tabaco e foi estruturado de forma a favorecer o contato do corpo discente com as práticas e estratégias em curso no Brasil e no mundo para o enfrentamento da epidemia do tabagismo. Deste modo o Curso será ministrado através de aulas teóricas e da apresentação e discussão de casos e situações-problemas, relacionados às políticas, ações e estratégias para implementação Convenção-Quadro de Controle do Tabaco no Brasil e no mundo.

5. Concepção Pedagógica
Este curso foi concebido para estimular o entendimento e incorporação nas práticas de saúde o tema "políticas de controle do tabagismo". Embora o conteúdo do Curso seja extenso, a carga horária de 80 horas é adequada para a abordagem dos temas propostos e pretende envolver os alunos na discussão do tema e na realização de ações que colaborem com a implementação da CQCT no Brasil.

6. Sistema de Avaliação
Com o objetivo de estimular a implementação na área de atuação dos alunos, a avaliação será individual e consistirá da apresentação de um plano de trabalho onde atua, com no máximo dez laudas, em que considerem os seguintes pontos:
? Quais as atividades de controle do tabagismo que desenvolve e qual o tempo dedicado a cada política?
? Quais os artigos da CQCT da OMS você aborda de forma regular?
? Você conhece o perfil de mortes e doenças tabaco relacionadas no Brasil? E por DCNT? E no seu Estado? E no seu Município? Descreva a relevância de programas de controle do tabagismo na sua área de atuação: instituição, município, estado ou nível federal.
? Quais são as suas prioridades de ação para enfrentamento do tabagismo em curto (2019), médio e longo prazo?
? Espera contar com o apoio de quem para desenvolver tais ações?
? De onde virão os recursos necessários para o desenvolvimento das ações?

Conteudo não informado

1. OBJETIVO DO CURSO
1. Este curso tem por objetivo formar profissionais da rede SUS, com ênfase em profissionais das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde na abordagem dos temas de controle do tabaco. Serão oferecidas informações básicas à profissionais da vigilância sanitária sobre controle do tabagismo. O curso oferece a oportunidade para profissionais de nível superior de todos os setores envolvidos no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas legislativa, educativa, econômica e social.

2. PERFIL DO CANDIDATO
2. Profissionais de nível superior, que atuem na área de Controle do Tabaco no Sistema Único de Saúde (SUS) ou em qualquer outra instituição pública. Também, serão aceitos candidatos de nível superior que tenham interesse nas áreas de Controle do Tabaco, Saúde Pública, Economia e Saúde, Vigilância Sanitária, Direito, Administração Pública, Comunicação em Saúde, Diplomacia em Saúde e Jornalismo.

3. DESCRIÇÃO DO CURSO
3. Este curso foi concebido para estimular o entendimento e incorporação nas práticas de saúde pública e de atenção básica à saúde do tema prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis, com ênfase para o controle do tabaco. Foi estruturado de forma a favorecer o contato do corpo discente com as práticas e estratégias em curso no Brasil e no mundo para o enfrentamento da epidemia do tabagismo. Deste modo o Curso será ministrado através de aulas teóricas e da apresentação e discussão de casos e situações-problemas, relacionados às políticas, ações e estratégias para implementação Convenção-Quadro de Controle do Tabaco no Brasil e no mundo.

4. VAGAS
4.1 Serão oferecidas 20 (vinte) vagas. 4.2 Deverão ser selecionados 20% (vinte por cento) de candidatos a mais que o número de vagas ofertadas, na condição de SUPLENTES, para o caso de algum candidato inicialmente selecionado não atender satisfatoriamente aos requisitos previstos, assegurando que todas as vagas sejam preenchidas. 4.3 Os candidatos selecionados como suplentes, desde já, têm ciência de que somente serão convocados de acordo com a respectiva ordem de classificação e diante da vacância dentre os candidatos titulares.

5. REGIME E DURAÇÃO
O curso, com carga horária total de 80 (oitenta) horas, será ministrado de 2ª a 6ª feira durante duas semanas no horário das 8h às 17h, horário integral. Início: 03/07/2017 Término: 14/07/2017

6. INSCRIÇÃO
Período: de 17/03/2017 a 02/05/2017 acessando a Plataforma SIGALS (www.sigals.fiocruz.br).

7. SELEÇÃO
7.A seleção dos alunos será realizada de 22/05/2017 a 29/05/2017 e dela constará análise do curriculum vitae do candidato e da justificativa para realização do curso (na carta de intenção).

8. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
8.1 A classificação final dos candidatos será baseada na média aritmética simples das notas conferidas nas duas etapas da seleção (6,0 é a nota mínima); 8.1.1 O desempate entre candidatos com a mesma pontuação se dará pelos critérios e ordem abaixo relacionados: 1º Maior nota no processo seletivo; 2º Maior tempo de formação; 3º Candidato com mais idade.

9. MATRÍCULA
9. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula no período de 07/06/2017 a 09/06/2017, mediante o encaminhamento ao Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP, via Correios por SEDEX, de todos os itens exigidos, listados abaixo: (Informar no envelope: ?Matrícula ? CURSO DE POLÍTICAS DE CONTROLE DO TABAGISMO?).