Emissários Submarinos de Esgotos: Noções e Avaliações de Impacto na Saúde e Meio Ambiente

1. Objetivo Geral
Apresentar os sistemas de disposição oceânica com possível alternativa do destino final de efluentes domésticos em regiões costeiras. Isto inclui uma abordagem que engloba áreas de conhecimento referentes a noções básicas de oceanografia, diluição, dispersão e degradação do efluente em águas costeiras, bem como promover o entendimento na adoção de alternativas de saneamento específicas, em função das particularidades regionais.

2. Objetivo Específico
Objetiva-se no aluno egresso o entendimento dos sistemas de disposição oceânica de esgotos sanitários, bem como todos os fatores que influem direta ou diretamente na dispersão e degradação de esgotos em ambientes aquáticos. O curso fornece subsídios básicos para diagnósticos, e tomada de decisão relativa ao ponto de lançamento de efluentes e a identificação de outras fontes de contaminação possíveis.

3. Justificativa
O curso tem como base a integração de tópicos referentes ao tema emissários submarinos de esgotos ministrado de forma complementar a cursos/disciplinas referentes ao tratamento e sistemas de esgotamento sanitário.
A poluição das águas costeiras tem sido fato frequente devido ao adensamento populacional nas regiões litorâneas, seguido pela falta de planejamento e baixa disponibilidade de áreas para implantação de sistemas de tratamento de esgotos. Emissários submarinos são apresentados como uma eficiente alternativa para o destino final de efluentes sanitários em regiões costeiras densamente povoadas em virtude da elevada capacidade de dispersão e depuração da matéria orgânica no ambiente marinho, e por demandar pequenas áreas para sua implementação.
O entendimento básico das tecnologias envolvidas na dispersão e depuração de efluentes domésticos no ambiente marinho é premissa importante na avaliação dos riscos à saúde publica associados ao contato das populações com águas possivelmente contaminadas.
Apresentar um breve histórico do curso, caracterizar a demanda pelo profissional, destacando a relevância do curso para o sistema de saúde e para a qualificação dos trabalhadores da área.

4. Abordagem Pedagógica
O curso faz parte de uma compilação das pesquisas, de dissertação e tese do proponente, referentes ao tema emissários submarinos de esgotos, onde são abordados: a caracterização do efluente, a dinâmica da dispersão de efluentes no ambiente marinho e a degradação de microrganismos no ambiente marinho.

 5. Sistema de Avaliação
O sistema de avaliação compreende elaboração e apresentação individual de TCC no fim do curso.

Conteudo não informado

Conteudo não informado