Estágio em Docência

O Estágio em Docência caracteriza-se como um conjunto de atividades realizadas pelo aluno relacionadas à prática docente dos Programas de Pós-graduação (stricto sensu) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ), e visa a contribuir para a formação profissional como um todo e, especificamente, para a formação como docente do Ensino Superior.

É uma atividade curricular obrigatória aos bolsistas CAPES do nível de doutorado e facultativa aos demais alunos; devendo possibilitar ao aluno experiência de assistência a um professor em todas as atividades relacionadas à docência, em uma disciplina de pós-graduação stricto sensu, em cursos de lato sensu e de qualificação profissional, em graduação e cursos técnicos, conforme parcerias estabelecidas entre as instituições formadoras.

Cabe ao aluno, com a ciência de seu orientador, solicitar a participação na atividade de Estágio em Docência, o que deve ser feito na Vice Direção de Ensino.

O Estágio em Docência terá a carga horária equivalente à da disciplina ou curso de referência (da qual o supervisor de Estágio também deve ser o coordenador), mantendo a relação de equivalência 15 horas/aula para cada crédito acadêmico. Os alunos de curso de mestrado poderão totalizar até 4 (quatro) créditos na atividade de estágio em docência e os alunos de cursos de doutorado poderão totalizar até 8 (oito) créditos em Estágio em Docência.

Ao término do período de estágio, o professor supervisor atesta e avalia a participação do pós-graduando nas atividades e envia à Vice Direção de Ensino, que encaminhará ao Serviço de Gestão Acadêmica para contabilização do crédito.

O Serviço de Gestão Acadêmica contabiliza os créditos desta atividade conforme informações da carga horária presentes na declaração do professor supervisor. No histórico escolar a informação do crédito é contabilizada como estágio em docência.

A contabilização de créditos está condicionada à participação do pós-graduando nas atividades propostas pelo estágio, conforme avaliação do professor supervisor.

São consideradas atividades curriculares de Estágio em Docência:
a) Planejamento, preparação e aplicação das estratégias educacionais a serem utilizadas na disciplina: aulas teóricas, aulas práticas, seminários, estudos dirigidos, casos, situações-problema, avaliações, etc.
b) Acompanhamento dos processos de avaliação planejados e aplicados ao longo da disciplina, no sentido de se compreender a lógica, o sistema, os critérios e normas adotados.
c) Elaboração, pelo aluno, de um relatório final do estágio, com a descrição das atividades realizadas.

 

INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO EM DISCIPLINAS 2020.1 ABERTAS ATÉ O DIA 27/01/2020.

Processo de inscrição no estágio em docência:

1– Identificar as disciplinas que estão com oferta de vagas para estágio em docência na chamada, observando os pré-requisitos;
2– Solicitar participação por meio de formulário online no período previsto na chamada;
3– O professor responsável pela disciplina entrará em contato com os alunos inscritos para realizar a ‘seleção’ para o estágio, conforme o número de vagas disponíveis;
 

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES NA CHAMADA ENCAMINHADA POR E-MAIL, COM AS DISCIPLINAS E PRÉ-REQUISITOS E, AO FINAL, ACESSE O LINK PARA INSCRIÇÃO.

https://pesquisa.ead.fiocruz.br/responder/2-chamada-inscricao_estagio-em-docencia-2020-1

Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail estagioemdocencia@ensp.fiocruz.br.