Histórico

No período de 1973-1974, os departamentos da ENSP se subordinavam ao Departamento de Preparação de Pessoal, este último responsável pelos cursos oferecidos, pelo horário das aulas, pela inscrição e certificados emitidos aos alunos. Na década de 70, foi estruturado um setor para responder pelas atividades referentes à inscrição, à matrícula e acompanhamento dos alunos.

Em relação à certificação, entre a década de 1970 e meados da década de 80, os diplomas dos cursos ministrados pela ENSP eram registrados na pró-reitoria da UFRJ.

Em outubro de 1987, por decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da ENSP, estes passaram a ser registrados na própria SECA. 

Presumivelmente, entre a década de 1980 até 1996, a Secretaria Acadêmica centralizava à inscrição, matrícula e o acompanhamento dos alunos de todos os cursos ministrados pela ENSP, menos os Cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Programa de Saúde Pública, o único existente na época, que tinha uma secretaria em separado.
Em 1997, a SECA assumiu integralmente as atividades de rotina da Secretaria do programa e passou a funcionar como única Secretaria Acadêmica da ENSP.

A partir do 1º semestre de 2003, a Secretaria Acadêmica atual Serviço de Gestão Acadêmica (mantendo-se a mesma sigla) até então subordinada à Direção, foi integrada à Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Gestão, esta última criada com a finalidade de consolidar a gestão administrativa da ENSP, objetivando maior eficiência e qualidade na prestação de serviços de suas áreas técnicas administrativas aos seus usuários internos e externos.

Entre 2004-2005 o SECA foi vinculado à Vice-Direção de Pós-Graduação Stricto Sensu, atual Vice-Direção de Ensino.

Em 2014, houve uma aproximação das atividades desenvolvidas pelas equipes lato sensu e de qualificação profissional presencial e a distância contribuindo com a reestruturação do setor. No decorrer do 1º semestre de 2015 o SECA passou a incorporar as atividades referentes a gestão acadêmico-administrativa dos cursos a distância. 

Existe hoje uma Chefia Geral do Serviço de Gestão Acadêmica e duas coordenações no âmbito do SECA, uma Coordenação de Gestão Acadêmica de Stricto Sensu, responsável pelos cursos de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, e uma Coordenação de Gestão Acadêmica de Lato Sensu e Qualificação Profissional, responsável pelos cursos de Pós-graduação em nível de Especialização e por cursos de Qualificação Profissional em nível de Aperfeiçoamento, Atualização e Formação Continuada ofertados na ENSP nas modalidades presencial e EAD.