Bem-vindos e bem-vindas ao material didático digital do Curso Saúde em Territórios Tradicionais: Tecnologias Sociais em Agroecologia. Ele foi organizado com a finalidade de orientar seu estudo, propondo reflexões, questionamentos e atividades articuladas, norteados pelos propósitos do curso.
O material é composto por quatro módulos, planejados de forma a facilitar e incentivar a interação com os conteúdos didáticos de maneira agradável, coerente e sólida. Buscamos estimular a reflexão crítica a respeito dos temas abordados no curso, provocando o diálogo entre teoria e sua realidade de trabalho, na perspectiva de transformação das práticas nos territórios.
Esperamos contribuir para um processo de aprendizagem estimulante, desafiador, instigante e produtivo.
Antes de prosseguir, acesse as dicas de navegação e as orientações para elaboração das atividades.
Este material didático digital pode ser acessado a partir de computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones), independentemente do sistema operacional escolhido, e com o navegador de páginas Web de sua preferência (Firefox, Google Chrome, Apple Safari). Foi desenvolvido de acordo com os pressupostos atuais de design responsivo e acessível, oferecendo navegação simples e intuitiva. Mesmo assim, para ajudá-lo, preparamos algumas dicas sobre as principais ferramentas disponíveis.
Menu de navegação e rolagem da página: Para ler todo o conteúdo de uma página, basta rolar a barra lateral, para cima e para baixo, no seu navegador. A barra superior, presente em todas as páginas, sempre exibirá o menu de navegação, com as opções para acesso às seções deste material didático digital.
Seções de cada módulo e rodapé: As telas de abertura exibem o título do módulo e as seções que o compõem. No rodapé de todas as telas, você encontrará os botões de navegação sequencial, com as opções para voltar à página anterior ou navegar para o próximo módulo ou seção.
Atividades: No decorrer do material digital, você encontrará as atividades que devem ser realizadas de acordo com o cronograma. As atividades se relacionam com o Plano de Ação para Implementação de Tecnologia Social (Pats) e indicam os itens do Pats que elas vão ajudar a subsidiar, bem como o link da página por meio da qual você enviará as suas respostas.
As atividades que compõem o curso foram concebidas de forma a valorizar o resgate de experiências e saberes construídos ao longo de sua trajetória. Elas visam a ampliar seu olhar crítico por meio da relação teoria e prática, procurando contribuir para a transformação da realidade que o cerca.
A intenção é que ao realizar tais atividades você encontre subsídios para o desenvolvimento de um Plano de Ação para Implementação de Tecnologia Social (Pats). O Pats é uma reflexão individual que respeita a formação escolar e a atuação profissional de cada aluno.
Os itens que compõem o Pats que você vai elaborar são:
Você vai elaborar o Pats com base nos subsídios trazidos pelos quatro módulos que compõem este curso. Por isso, cada atividade a ser realizada indica qual item do Pats ela ajudará a construir.
No 2º Encontro Pedagógico, para finalização do curso, você terá a oportunidade de apresentar e debater o seu Pats com os colegas de turma, enriquecendo ainda mais a sua proposta.
À medida que você for avançando no estudo deste material, será provocado a realizar algumas atividades. Ao final de cada módulo, você deverá enviá-las ao tutor pela plataforma.
Não se esqueça de que você conta com a ajuda do tutor-docente durante todo esse processo, caso precise esclarecer dúvidas ou conversar sobre alguma dificuldade. Basta entrar em contato com ele por meio do AVA.
Agora siga para o Módulo 1 e inicie seus estudos!