Seminários Avançados I (ENSP.90.114.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 90 horas e 3 créditos.

Número de vagas:
25
Período:
14/03/2022 a 27/06/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia Ambiental , Gestão de Problemas Ambientais e Promoção da Saúde , Toxicologia Ambiental , Gestão Socioambiental e Promoção da Saúde , Gestão e Saneamento Ambiental

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 14h 17h

PROFESSORES

Nome
Eliana Napoleão Cozendey da Silva
Leonardo Simonini Ferreira
Liliane Reis Teixeira

EMENTA

A disciplina tem por objetivo subsidiar o mestrando com elementos e ferramentas para definir o tema de dissertação e o orientador em cada uma das áreas de concentração do Programa. Também, objetiva reconhecer a relação Identificadores Digitais (ID) do pesquisador (ORCID, ResearcherID), Plataforma Lattes/indicadores e a Plataforma Sucupira. Compreender elementos de metodologia da pesquisa científica. Dar base conceitual e técnica em relação a ferramentas de busca bibliográfica; uso de bases de dados; gerenciamento de dados bibliográficos e de materiais de pesquisa (Software Zotero); ética em pesquisa; plágio e integridade científica, assim como introduzir debate sobre a publicação de artigo e tipos de revisão bibliográfica (sistemática, integrativa e narrativa). A avaliação processual será mediante pontualidade e frequência nas aulas, participação em aula, análise de texto e elaboração de trabalho final. Espera-se, ao final, que o mestrando apresente o título/tema de sua dissertação. .

Categoria: Obrigatória para o curso de mestrado, alunos do 1º semestre de curso.

Pré-requisito: Ser aluno regularmente matriculado no mestrado do PSPMA.

Informações sobre as aulas: Serão em formato remoto, com aulas pelo aplicativo Zoom e Moodle.

Candidatos externos: Não serão aceitos.

A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e o pré-requisito é ser aluno de doutorado, ser aluno do PSPMA.

BIBLIOGRAFIA

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003. ISBN 85-224-3397-6. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN 85-224-3169-8. SANTOS, Antonio Raimundo. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 7 ed. revisada Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. ISBN 978-85-98271-48-4..