DISCIPLINA DE INVERNO - Introdução ao conhecimento e prática de vigilância em saúde do trabalhador (ENSP.90.263.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
11/07/2022 a 14/07/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Sem área de concentração.

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 9h 17h
Terça-feira 9h 17h
Quarta-feira 9h 17h
Quinta-feira 9h 17h

PROFESSORES

Nome
Adriana Skamvetsakis
Eliana Napoleão Cozendey da Silva
Liliane Reis Teixeira
Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos

EMENTA

Considerando a transversalidade das ações de vigilância em saúde sobre a determinação do processo saúde-doença decorrente dos modelos de desenvolvimento, e a interseção com políticas de saúde no âmbito do SUS, a disciplina, enquanto curso de inverno, tem por objetivo geral introduzir os alunos aos principais conceitos, à articulação dos saberes e aos processos de práticas da vigilância em saúde do trabalhador (Visat). São objetivos específicos da disciplina: - Promover o conhecimento acerca da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e de atributos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); - Apresentar os principais sistemas de informação e bases de dados de interesse para a construção de indicadores e informações de Visat; - Relacionar variáveis de interesse à análise da situação de saúde do trabalhador enquanto instrumento de Visat; - Desenvolver exercício prático de extração e estruturação de dados de interesse ao subsídio de ações de Visat; - Observar necessidades de saúde (grupos sob risco) e prioridades de intervenções num dado setor produtivo e território/região; - Avaliar o percurso e práticas desenvolvidas na disciplina. Para isso, além de aula expositiva será realizada leitura e análise crítica de textos, exercício de acesso à bases de dados, análise e resolução contextualizada de situação-problema (simulação de situação real), além de debate dos itens abordados/trabalhados. Para fins de conceito, a avaliação será processual e relativa às atividades desempenhadas durante o curso, contribuição durante as aulas, além da pontualidade e frequência.

Categoria: Eletiva - Disciplina de inverno.

Pré-requisito: Que seja graduado .

Informação sobre as aulas: Serão em formato remoto.

Candidatos externos: Serão aceitos Graduados

Vagas: Mínimo 05 e máximo 20.

A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e o pré-requisito é Ser aluno de doutorado.

Docentes colaboradores: Fabrício Augusto Menegon, Sheila Fernanda Madeira, Paulo A. Lira, Simone Alves dos Santos, Daniel Valente.

BIBLIOGRAFIA

"BAHIA. Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador.Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador. Guia para Análise da Situação de Saúde do Trabalhador SUS/Bahia. Organizado por Eliane Cardoso Sales e Joselita Cássia Lopes Ramos. SESAB/SUVISA/DIVAST/CESAT - Salvador: DIVAST, 2014.

BRASIL. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portaria Federal GM/MS n° 1.823, de 23 de agosto de 2012.

NBR ENTREVISTA. Carlos Vaz. Política de Saúde do Trabalhador tem foco na vigilância e redução de mortes por acidente. 6 set. 2012. Duração do vídeo: 15min. 36s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dcR5JmwZ-Po"