DISCIPLINA DE INVERNO - Construção e Validação de Instrumentos de Coleta de Dados (Questionários) para Pesquisa em Saúde (ENSP.90.169.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado, com carga horária de 30 horas e 1 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
11/07/2022 a 15/07/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia Ambiental

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 9h 12h

PROFESSORES

Nome
Gina Torres Rego Monteiro

EMENTA

"O levantamento de dados por meio de questionários é uma parte essencial no desenvolvimento das investigações em saúde. Um bom questionário tem uma lógica interna que se pauta nos objetivos do estudo e favorece sua aplicação, tabulação e interpretação. O objetivo dessa disciplina é transmitir conhecimentos teóricos e práticos para o processo de elaboração, aplicação e avaliação de questionários na área de pesquisa em saúde. A disciplina pretende abordar os seguintes tópicos: questionário como instrumento de pesquisa; desenho e elaboração; estruturação; desenvolvimento de instrumentos de medida (itens, escalas, etc.); processo de validação; tradução de questionários; pré-teste; métodos de aplicação. As exposições da docente e dos discentes será feita utilizando o compartilhamento da tecnologia Zoom.

Categoria: Eletiva - Disciplina de inverno.

Pré-requisito: Não há.

Informação sobre as aulas: Serão em formato remoto.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu, Graduados.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 20.

A disciplina não ofertará vaga para Estágio em Docência.

BIBLIOGRAFIA

"Chiuzi RM & Siqueira MMM. Construção e validação da escala de percepção de invulnerabilidade. Psicologia em Estudo 2008; 13(4): 885-92.

Monteiro GTR & Da Hora HRM. Pesquisa em Saúde Pública: Como Desenvolver e Validar Instrumentos de Coleta de Dados. Curitiba: Editora Appris. 2014.

Reichenheim ME & Moraes CL. Desenvolvimento de Instrumentos de Aferição Epidemiológicos. In: Epidemiologia Nutricional. Organizadores: Kac G. Sichieri R, Gigante DP. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz / Editora Atheneu, 2007.

Spector PE. Summated Rating Scale Construction: an Introduction. Newbury Park: SAGE Publications, 1992.

Streiner DL & Norman GR. Health measurement scales: a practical guide to their development and use. 4th Edition. New York: Oxford University Press, 2008.

Vieira S. Como elaborar questionários. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2009.

Williams A. How to write and analyze a questionnaire. Journal of Orthodontics 2003; 30: 245-252. "