Saúde Pública

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual
Previsão de divulgação do edital e processo seletivo: 2º semestre do corrente ano
Previsão de Início do Curso: 1º trimestre do corrente ano

2. Objetivo Geral
Introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas na área da saúde pública para a sua atuação como sanitarista.

3. Objetivo Específico
- Apresentar e refletir sobre conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública;
- Capacitar o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas para os mesmos;
- Capacitar o aluno para aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro;
- Capacitar o aluno para obtenção de novos conhecimentos, através da prática da investigação científica.

4. Justificativa
O curso de especialização em saúde pública contribui para a formação de quadros especialistas em saúde pública e representa importante espaço para a formação dos profissionais envolvidos na organização do sistema de saúde e do processo de trabalho em saúde, bem como na redefinição das práticas de saúde.
A década de 90, foi marcada pelas diversas estratégias formuladas para implantação e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). O currículo de formação do sanitarista tem acompanhado a evolução do SUS, articulando o quadro teórico conceitual que estrutura o campo da Saúde Pública às grandes questões definidas na política do setor saúde.

5. Concepção Pedagógica
A concepção pedagógica do curso é tradicional, porém busca além de possibilitar o acesso a conhecimento atualizado sobre os conteúdos abordados, uma integração entre teoria e prática, partindo-se do princípio que o educando é um profissional provido de saberes e de vivências. Sendo sujeitos ativos na produção do conhecimento, o curso busca propiciar aos educandos um ambiente de aprendizagem em que eles também aprendam entre si.