Gestão Acadêmica

A Gestão Acadêmica da ENSP está dividida em três secretarias:

A estrutura de apoio de Secretarias Stricto Sensu é organizada em dois núcleos:

  • Núcleo Secretaria: trata das questões acadêmicas dos programas, envolvendo relatórios de avaliação e acompanhamento de discentes. Cada programa é dotado de autonomia, o que pode acarretar singularidades na sua gestão e funcionamento. Para informações específicas, consultar as páginas individuais dos programas de pós-graduação;
  • Núcleo Financeiro: responsável pelo gerenciamento da concessão de bolsas de estudo, utilização de recursos PROAP e PROEX, e solicitações de apoio financeiro, conforme respectivos editais.

Cada programa Stricto Sensu possui uma forma específica de financiamento e critérios para solicitação de apoio. As bolsas de estudos só podem ser concedidas para discentes de programas acadêmicos que cumpram os requisitos das agências de fomento. Consulte o programa ao qual você está vinculado para detalhamento e orientações.

O Núcleo Secretaria Stricto Sensu localiza-se na sala 317 do prédio principal da ENSP. Os telefones e emails de contato de cada programa podem ser encontrados nas páginas dos programas ou nas orientações aos discentes da ENSP.

Secretaria da Coordenação Geral do Lato Sensu e Qualificação Profissional em Saúde é uma estrutura criada para atender as demandas ligadas à Coordenação Geral do Lato Sensu e Qualificação profissional em Saúde e se localiza na Sala 317 do Prédio principal da Ensp.

Telefone para contato: 21 2598 -2695

Email para contato: latosensu.ensp@fiocruz.br.

O Serviço de Gestão Acadêmica (SECA) é o setor que desenvolve atividades referentes à gestão acadêmica dos cursos da escola, de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e de qualificação, presenciais e a distância

As atividades compreendem:

  1. a organização e acompanhamento dos processos seletivos dos cursos da escola.
  2. o acompanhamento da vida acadêmica do aluno e todo processo de desenvolvimento dos cursos.
  3. a efetivação da certificação dos cursos.

Os atendimentos presenciais com os profissionais das áreas da Implantação, Acompanhamento e Certificação/Diplomação do SECA devem ser realizados mediante agendamento através do Calendly. O atendimento será no máximo de 45 min e os horários serão rigorosamente respeitados, não havendo a possibilidade de ampliação. Em caso de suspensão do atendimento o(a) aluno(a) será notificado(a) através do e-mail cadastrado.

Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos – Rio de Janeiro

Horário de atendimento ao público: de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 16h30

Email – seca.ensp@fiocruz.br

Atribuições e processos SECA

Coordenações de ensino

Editais de Seleção dos Cursos de pós-graduação Lato Sensu (Especialização e Residência) e Cursos de Qualificação Profissional (Aperfeiçoamento, Atualização e Formação Continuada em Saúde) Modalidade Presencial

Os Editais de Seleção dos Cursos de Especialização, Residência, Aperfeiçoamento, Atualização e Formação Continuada em Saúde de cursos presenciais são divulgadas no Portal de Ensino https://ensino.ensp.fiocruz.br/pt-br e na Plataforma SIGA https://www.sigals.fiocruz.br/publico.do

Chamadas para seleção de cursos de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico/Profissional e Doutorado Acadêmico/Profissional)

As Chamadas para Seleção Pública dos Cursos de Mestrado (Profissional e Acadêmico) e Doutorado são divulgadas no Portal de Ensino https://ensino.ensp.fiocruz.br/pt-br

Inscrição de Candidatos Externos para Disciplinas Oferecidas pelos Programas Stricto Sensu ENSP

O documento Chamada Especial para inscrição e seleção de candidatos externos à Ensp e a Fiocruz em disciplinas oferecidas pelos programas Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca que descreve os procedimentos para inscrição, seleção e matrícula de candidatos externos em disciplinas oferecidas pelos programas é divulgado semestralmente (em janeiro, referente ao 1º semestre, e em junho referente ao 2º semestre) no Portal de Ensino https://ensino.ensp.fiocruz.br/pt-br.

Em caso de dúvida entrar em contato: pseletivo.ensp@fiocruz.br (PRESENCIAL)

Editais de Seleção dos Cursos de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Cursos de Qualificação Profissional (Aperfeiçoamento, Atualização e Formação Continuada em Saúde) Modalidade A Distância

Quantos aos cursos EAD, o link para inscrição é disponibilizado nos editais dos cursos Acessar o site www.https://ead.fiocruz.br

Em caso de dúvida entrar em contato: pseletivo.ead@fiocruz.br (EAD)

Acompanhamento dos Programas de Residência, Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Cursos de Qualificação Profissional (Aperfeiçoamento, Atualização e Formação Continuada em Saúde)

Cursos Presenciais

Nos cursos presenciais, o acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes é realizado nas secretarias dos cursos, no departamento ao qual estão vinculados. O coordenador do curso é responsável pelo preenchimento das pautas com a frequência dos alunos, assim como, a anotação das notas obtidas nas avaliações de cada disciplina ou unidade de aprendizagem. Ao final do curso, o coordenador e sua equipe entregam os documentos ao SECA./p>

Em caso de dúvida, entrar em contato: acompanhamento.ensp@fiocruz.br

Cursos EAD

Na modalidade a distância, o processo de acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos é realizado através do SIMIOS, um sistema de gestão acadêmica que possui interação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o estudante realiza as atividades pedagógicas e o envio de atividades de avaliação dos cursos EAD. O aluno pode acompanhar o resultado de suas avalições, e receber o feedback do seu tutor dentro do prazo estabelecido no cronograma do seu curso.

Em caso de dúvida, entrar em contato: acompanhamento.ensp@fiocruz.br

Pedidos de Declaração

O prazo concedido pelo SECA para a emissão de declarações de matrícula e de conclusão de curso aos alunos é de até 7 (sete) dias úteis a contar da data do recebimento da solicitação pelo setor. Os pedidos de declaração de matrícula e de conclusão devem ser enviados para o e-mail . Excepcionalmente, para egressos dos cursos EAD, a declaração é enviada automaticamente para o email cadastrado. Verifique, por gentileza, na tabela constante do item CONTATOS, o nome e e-mail do responsável pela atividade relacionada ao seu curso e modalidade.

Requerimento para Reabertura de Matrícula e para Trancamento de Matrícula

Acompanhamento dos Programas Stricto Sensu de Mestrado Acadêmico/ Profissional e Doutorado Acadêmico/Profissional

Nos cursos de mestrado e doutorado o acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos é realizado pela secretaria de cada curso. O docente é responsável pelo preenchimento das pautas com a frequência dos alunos assim como a anotação dos conceitos das avaliações dos alunos em cada disciplina.

Pedidos de Declaração

O prazo concedido pelo SECA para a emissão de declarações de matrícula dos alunos no curso é de até 7 (sete) dias úteis a contar da data do recebimento da solicitação no setor. Estes pedidos de declaração devem ser solicitados na Plataforma do SIEF.

Documentos importantes e instruções para alunos do Stricto Sensu:

1. Solicitações de Declarações:

2. Agendamento de defesa de projeto, qualificação e defesa final:

Com 10 dias de antecedência da data prevista para a defesa, o aluno deverá acessar o Sistema e realizar o agendamento da defesa. Após o aluno finalizar o agendamento da defesa via Sistema, é necessário informar por e-mail que o agendamento foi realizado.

3. Comunicação de entrada em parecer prévio:

Com 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, o aluno irá encaminhar para o e-mail do programa, o formulário de comunicação da banca prévia, que deverá ser preenchido digitalmente e levar a assinatura do orientador através das plataformas GOVBR, ICPEDU ou BIRD.

Mestrado Acadêmico

Mestrado Profissional

Doutorado

4. Parecer prévio e Ata:

Parecer prévio - Com 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa a, o aluno e/ou orientador irá encaminhar para a banca de defesa do aluno o parecer da banca prévia. A banca de defesa, deverá devolver para o orientador do aluno o parecer da banca prévia até 20 dias após ter recebido o documento.

Ata do parecer prévio - Com 10 dias de antecedência da data prevista para a defesa o aluno irá encaminhar por e-mail, a ata da banca prévia, o orientador deverá preencher digitalmente e assinar a ata através das plataformas GOVBR, ICPEDU ou BIRD.

Mestrado Acadêmico

Mestrado Profissional

Doutorado

5. Requerimento para correção em documentos, para reabertura de Matrícula, Trancamento de Matrícula, para Documento de Identificação:

6. Documentações de Pós-defesa

Certificação e Diplomação

Os prazos para a emissão de documentos seguem as seguintes diretrizes:

  • Declaração de Conclusão de Curso: até 7 dias útéis;
  • Histórico Escolar: para os cursos stricto sensu, até 30 dias útéis e para cursos de especialização e residência, até 180 dias útéis.
  • Diplomas e Certificados: até 180 dias útéis.
  • Outros Documentos: O prazo depende da complexidade da solicitação e das normas institucionais.

É importante os discentes consultares diretamente o NRA para obter informações mais precisas sobre prazos e procedimentos específicos.

O Núcleo de Registros Acadêmicos é responsável pela elaboração e emissão dos certificados e diplomas dos egressos dos cursos regulares oferecidos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Solicitações de segundas vias de certificados, diplomas e históricos escolares devem ser feitas através do e-mail regacademicos.ensp@fiocruz.br

Telefones: 2598-2727 / 2488

E-mail: regacademicos.ensp@fiocruz.br