Direitos Humanos, Relações Étnico-raciais e Saúde

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo Geral
Promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde.

3. Justificativa
O curso de especialização busca dar sequência às atividades formativas do DIHS/ENSP com foco na qualificação - em nível lato sensu - de profissionais que atuam ou desejam atuar no SUS. A escolha do tema relações etnico-raciais se deve ao reconhecimento de sua importância como principal eixo explicativo da história das relações sociais no Brasil e, consequentemente, de como a estrutura de tais relações permanece ainda hoje determinando o quadro de iniquidade sanitária.

4. Concepção Pedagógica
O curso terá em suas unidades de aprendizagem a explicitação teórica do conteúdo. Serão realizadas apresentação de filmes, oficinas iterativas, de acordo com critérios dos professores. Serão debatidas as questões de racismo, direitos humanos, políticas públicas, ética, SUS, educação, saúde, LGBTQIA+, feminismo negro, racismo e sistema de justiça criminal, trabalho, religiosidade negra, questões jurídicas, com foco nas relações étnico-raciais. O curso tem preocupação em fazer uma discussão transversal com os movimentos sociais, por isso serão realizadas oficinas de trabalho com os representantes dos movimentos sociais.

5. Sistema de Avaliação
Todos os professores farão uma avaliação dos alunos e os alunos preencherão uma ficha de avaliação em relação as aulas ministradas. Por tratar-se de um curso novo todas as aulas serão assistidas por pessoas que coordenam o curso. De acordo com cada professor a avaliação de discentes poderá ser por participação nas aulas, trabalhos entregues, prova de conhecimentos, além de frequência e trabalho de conclusão de curso.

1. Objetivos do curso
Promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde.

2. Perfil do Candidato
O curso se destina a profissionais graduados na área da saúde, ciências jurídicas, ciências sociais e humanas e áreas afins.

3. Descrição do Curso
O curso terá em suas unidades de aprendizagem a explicitação teórica do conteúdo. Serão realizadas apresentação de filmes, oficinas iterativas, de acordo com critérios dos professores. (todas as atividades ocorrerão no formato presencial virtual). Serão debatidas as questões de racismo, direitos humanos, políticas públicas, ética, SUS, educação, saúde, LGBTQIA+, feminismo negro, racismo e sistema de justiça criminal, trabalho, religiosidade negra, questões jurídicas, com foco nas relações étnico-raciais. O curso tem preocupação em fazer uma discussão transversal com os movimentos sociais, por isso serão realizadas oficinas de trabalho com os representantes dos movimentos sociais.

4. Regime e Duração
O curso tem carga horária total de 560 (quinhentas e sessenta) horas, distribuídas da seguinte forma: 460 (quatrocentas e sessenta) horas de aulas presenciais e 100 (cem) horas para elaboração do TCC Início do curso: 04/04/2024 Término das aulas: 24/10/2024 Período de elaboração do TCC: 25/10/2024 a 29/03/2025 Entrega do TCC: 30/03/2025 Término do curso: 30/04/2025

5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 20 (vinte) vagas. O curso possui 30% de vagas reservadas para Ações Afirmativas (Cotas) e 70% para Ampla Concorrência (AC)

6. Inscrição
De 20/12/2023 a 29/01/2024

7. Contato SECA/ENSP
A comunicação se dará, exclusivamente, por e-mail pseletivo.ensp@fiocruz.br

1. Objetivos do curso
Promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde.

2. Perfil do Candidato
O curso se destina a profissionais graduados que atuam ou desejam atuar no SUS.

3. Descrição do Curso
O curso oferece quatro Unidades de Aprendizagem divididas em vinte e dois módulos com aulas expositivas onde serão explicitadas a parte teórica do conteúdo. No desenvolvimento das Unidades deverá ser incentivada o aprofundamento na temática do Curso.

4. Regime e Duração
O curso tem carga horária total de 540 (quinhentas e quarenta) horas, distribuídas da seguinte forma: 440 (quatrocentas e quarenta) horas de aulas presenciais e 100 (cem) horas para elaboração do TCC.

5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 20 (vinte) vagas.