Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo Geral
- Desenvolver ensino para reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde, tendo por base o conceito ampliado de saúde e a ação sobre os determinantes sociais de saúde;
- Criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, outras ciências e outras políticas;
- Formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética, e nos direitos à saúde.

3. Objetivo Específico
O processo de construção das áreas de competência, nessa abordagem, partiu da investigação da prática de profissionais reconhecidos e indicados por diferentes atores, devido a qualidade das ações profissionais que realizam. O Programa de Formação compreende um curso de Especialização com 540 horas, composto de três Unidades de Aprendizagem:
Unidade 1-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Gestão de Políticas Públicas;
Unidade 2-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações;
Unidade 3-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nos Territórios e Comunidade.
O desenho metodológico proposto explora o conjunto de atributos a serem desenvolvidos por meio de distintas estratégias pedagógicas:
1. Processamento de casos ou situações-problema estruturados;
2. Relatos de prática;
3. Atividades desenvolvidas em pequenos grupos: sistema de apoio ao docente (tutoria), sendo 1 tutor para 5 alunos;
4. Caixa de ferramentas constituída por estratégias de aprendizagens oferecidas por outras áreas ou subáreas dos demais programas da ENSP, bibliografia de referência e acervo das bibliotecas e videoteca, mídias impressa, CD e internet.
Em cada unidade de aprendizagem os atributos básicos e específicos se articularão na medida em que os cenários escolhidos, gestão de políticas, organizações e instituições e territórios e comunidade são parte de um todo. Esta relação ficará transparente à medida em que o programa contido nos dias da semana padrão for se delineando, configurando de forma mais transparente a transversalidade.

4. Justificativa
O desenvolvimento do programa de formação com base em competência, na Área da Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na ENSP, visa formar profissionais de diferentes áreas do conhecimento com atitudes e habilidades para a reflexão crítica do setor saúde. Tem como perspectiva contribuir para a consolidação do SUS, considerando a integralidade do cuidado, a articulação de ações intersetoriais e interdisciplinares, que possibilitem diminuir riscos e a vulnerabilidade social por meio da intervenção nos determinantes sociais da saúde e na ampliação da cidadania.

5. Concepção Pedagógica
A abordagem pedagógica tem como princípio estruturante a relação entre processo de trabalho e formação. Baseia-se na construção de currículos orientados por competência que criem capacidades de articular e mobilizar conhecimentos. Trabalha com o desenvolvimento de atributos integrados (cognitivos, psicomotores e afetivos) que propiciem o desenvolvimento de práticas bem sucedidas no cotidiano dos serviços.
A abordagem dialógica da competência valoriza o contexto e a história de indivíduos e comunidades, possibilitando uma integração maior entre aqueles que demandam e os que acolhem nos serviços de saúde. Visa o surgimento de acordos envolvendo as instituições formadoras e reguladoras, usuários e movimentos sociais.

6. Sistema de Avaliação
O Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social terá a duração total de 12 (doze) meses, compreendendo 540 horas relativas às atividades teóricas e práticas e até 3 (três) meses de orientação e conclusão do trabalho final (TCC).
O curso estrutura-se segundo dois eixos: um, que trabalha com casos ou situações-problema, previamente elaborados e validados, caracterizando um conjunto de experiências educacionais que subsidiarão o desenvolvimento da competência desejada. O outro, que se desenvolve a partir dos relatos da prática elaborados pelos alunos, abrindo um espaço significativo para a escuta e reflexão a partir dos contextos locais.
Os relatos da prática, assim como as sínteses sobre o processamento das situações-problema constituem um conjunto de registros que é capaz de traduzir as vivências do aluno no processo de ensino-aprendizagem e sua trajetória e desafios como promotor de saúde.
O trabalho em pequenos grupos (quinze alunos e um tutor) fundamenta a interação qualificada de tutores e alunos.
As situações-problema abordam diferentes contextos relacionados às áreas de competência: Cuidado a Saúde, Desenvolvimento Social, Gestão Participativa do Processo de Trabalho, Educação. Devem cumprir o papel de disparadoras do processo de reflexão e de teorização no grupo e favorecer a relação com a realidade dos participantes do grupo possibilitando a exploração dos desempenhos estabelecidos nas áreas de competência

1. OBJETIVOS DO CURSO
- Desenvolver ensino para reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde, tendo por base o conceito ampliado de saúde e a ação sobre os determinantes sociais de saúde. - Criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, outras ciências e outras políticas. - Formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética, e nos direitos à saúde.

2. PERFIL DO CANDIDATO
O Curso se destina aos profissionais graduados da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo.

3. DESCRIÇÃO DO CURSO
A abordagem pedagógica tem como princípio estruturante a relação entre processo de trabalho e formação. Baseia-se na construção de currículos orientados por competência que criem capacidades de articular e mobilizar conhecimentos. Trabalha com o desenvolvimento de atributos integrados (cognitivos, psicomotores e afetivos) que propiciem o desenvolvimento de práticas bem-sucedidas no cotidiano dos serviços. A abordagem dialógica da competência valoriza o contexto e a história de indivíduos e comunidades, possibilitando uma integração maior entre aqueles que demandam e os que acolhem nos serviços de saúde. Visa o surgimento de acordos envolvendo as instituições formadoras e reguladoras, usuários e movimentos sociais. O processo de construção das áreas de competência, nessa abordagem, partiu da investigação da prática de profissionais reconhecidos e indicados por diferentes atores, devido à qualidade das ações profissionais que realizam. O Programa de Formação compreende um curso de Especialização com 540 horas, composto de três Unidades de Aprendizagem: Unidade 1-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Gestão de Políticas Públicas; Unidade 2-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações; Unidade 3-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nos Territórios e Comunidade. O desenho metodológico proposto explora o conjunto de atributos a serem desenvolvidos por meio de distintas estratégias pedagógicas 1 Processamento de casos ou situações-problema estruturados; 2 Relatos de prática; 3 Atividades desenvolvidas em pequenos grupos - sistema de apoio docente (tutoria), sendo 1 tutor para 5 alunos; 4 Caixa de ferramentas constituída por estratégias de aprendizagens oferecidas por outras áreas ou subáreas dos demais programas da ENSP, bibliografia de referência e acervo das bibliotecas e videoteca, mídias impressas, CD e Internet. Em cada unidade de aprendizagem os atributos básicos e específicos se articularão na medida em que os cenários escolhidos, gestão de políticas, organizações e instituições e territórios e comunidade são parte de um todo. Esta relação ficará transparente à medida em que o programa contido nos dias da semana padrão for se delineando, configurando de forma mais transparente a transversalidade.

4. REGIME E DURAÇÃO
O curso tem carga horária total de 540 (quinhentos e quarenta). Início do curso: 28/08/2024 Término das aulas: 27/06/2025 Período de elaboração do TCC: 28/08/2024 a 27/06/2025 Prazo final de apresentação/entrega do TCC: 03/08 a 11/09/2025 As aulas serão ministradas remotamente às quintas e sextas feiras, das 8h às 17h

5. VAGAS
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 30 (vinte) vagas, sendo destinada 01 (uma) vaga para candidato estrangeiro. O curso possui 30% de vagas reservadas para Ações Afirmativas (Cotas) e 70% para Ampla Concorrência (AC).

6. INSCRIÇÃO
De 10/05 a 12/06/2024

7. INFORMAÇÕES
A comunicação se dará, exclusivamente, por e-mail pseletivo.ensp@fiocruz.br

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo Geral
Desenvolver ensino para reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde, tendo por base o conceito ampliado de saúde e a ação sobre os determinantes sociais de saúde;

Criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, outras ciências e outras políticas;

Formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética, e nos direitos à saúde.

3. Descrição do Curso
A abordagem pedagógica tem como princípio estruturante a relação entre processo de trabalho e formação. Baseia-se na construção de currículos orientados por competência que criem capacidades de articular e mobilizar conhecimentos. Trabalha com o desenvolvimento de atributos integrados (cognitivos, psicomotores e afetivos) que propiciem o desenvolvimento de práticas bem-sucedidas no cotidiano dos serviços.

A abordagem dialógica da competência valoriza o contexto e a história de indivíduos e comunidades, possibilitando uma integração maior entre aqueles que demandam e os que acolhem nos serviços de saúde. Visa o surgimento de acordos envolvendo as instituições formadoras e reguladoras, usuários e movimentos sociais.

O processo de construção das áreas de competência, nessa abordagem, partiu da investigação da prática de profissionais reconhecidos e indicados por diferentes atores, devido a qualidade das ações profissionais que realizam. O Programa de Formação compreende um curso de Especialização com 540 horas, composto de três Unidades de Aprendizagem:

Unidade 1-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Gestão de Políticas Públicas; Unidade 2-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações; Unidade 3-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nos Territórios e Comunidade.

O desenho metodológico proposto explora o conjunto de atributos a serem desenvolvidos por meio de distintas estratégias pedagógicas: 1.Processamento de casos ou situações-problema estruturados; 2.Relatos de prática; 3.Atividades desenvolvidas em pequenos grupos ? sistema de apoio ao docente (tutoria), sendo 1 tutor para 5 alunos; 4.Caixa de ferramentas constituída por estratégias de aprendizagens oferecidas por outras áreas ou subáreas dos demais programas da ENSP, bibliografia de referência e acervo das bibliotecas e videoteca, mídias impressa, CD e internet.

Em cada unidade de aprendizagem os atributos básicos e específicos se articularão na medida em que os cenários escolhidos, gestão de políticas, organizações e instituições e territórios e comunidade são parte de um todo. Esta relação ficará transparente à medida em que o programa contido nos dias da semana padrão for se delineando, configurando de forma mais transparente a transversalidade.

4. Perfil do Candidato
O Curso se destina aos profissionais graduados da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo.

5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 30 (trinta) vagas, sendo destinada 01 (uma) vaga para candidato estrangeiro. O curso possui 30% de vagas reservadas para Ações Afirmativas (Cotas) e 70% para Ampla Concorrência.