Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo Geral
- Desenvolver ensino para reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde, tendo por base o conceito ampliado de saúde e a ação sobre os determinantes sociais de saúde;
- Criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, outras ciências e outras políticas;
- Formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética, e nos direitos à saúde.

3. Objetivo Específico
O processo de construção das áreas de competência, nessa abordagem, partiu da investigação da prática de profissionais reconhecidos e indicados por diferentes atores, devido a qualidade das ações profissionais que realizam. O Programa de Formação compreende um curso de Especialização com 540 horas, composto de três Unidades de Aprendizagem:
Unidade 1-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Gestão de Políticas Públicas;
Unidade 2-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações;
Unidade 3-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nos Territórios e Comunidade.
O desenho metodológico proposto explora o conjunto de atributos a serem desenvolvidos por meio de distintas estratégias pedagógicas:
1. Processamento de casos ou situações-problema estruturados;
2. Relatos de prática;
3. Atividades desenvolvidas em pequenos grupos: sistema de apoio ao docente (tutoria), sendo 1 tutor para 5 alunos;
4. Caixa de ferramentas constituída por estratégias de aprendizagens oferecidas por outras áreas ou subáreas dos demais programas da ENSP, bibliografia de referência e acervo das bibliotecas e videoteca, mídias impressa, CD e internet.
Em cada unidade de aprendizagem os atributos básicos e específicos se articularão na medida em que os cenários escolhidos, gestão de políticas, organizações e instituições e territórios e comunidade são parte de um todo. Esta relação ficará transparente à medida em que o programa contido nos dias da semana padrão for se delineando, configurando de forma mais transparente a transversalidade.

4. Justificativa
O desenvolvimento do programa de formação com base em competência, na Área da Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na ENSP, visa formar profissionais de diferentes áreas do conhecimento com atitudes e habilidades para a reflexão crítica do setor saúde. Tem como perspectiva contribuir para a consolidação do SUS, considerando a integralidade do cuidado, a articulação de ações intersetoriais e interdisciplinares, que possibilitem diminuir riscos e a vulnerabilidade social por meio da intervenção nos determinantes sociais da saúde e na ampliação da cidadania.

5. Concepção Pedagógica
A abordagem pedagógica tem como princípio estruturante a relação entre processo de trabalho e formação. Baseia-se na construção de currículos orientados por competência que criem capacidades de articular e mobilizar conhecimentos. Trabalha com o desenvolvimento de atributos integrados (cognitivos, psicomotores e afetivos) que propiciem o desenvolvimento de práticas bem sucedidas no cotidiano dos serviços.
A abordagem dialógica da competência valoriza o contexto e a história de indivíduos e comunidades, possibilitando uma integração maior entre aqueles que demandam e os que acolhem nos serviços de saúde. Visa o surgimento de acordos envolvendo as instituições formadoras e reguladoras, usuários e movimentos sociais.

6. Sistema de Avaliação
O Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social terá a duração total de 12 (doze) meses, compreendendo 540 horas relativas às atividades teóricas e práticas e até 3 (três) meses de orientação e conclusão do trabalho final (TCC).
O curso estrutura-se segundo dois eixos: um, que trabalha com casos ou situações-problema, previamente elaborados e validados, caracterizando um conjunto de experiências educacionais que subsidiarão o desenvolvimento da competência desejada. O outro, que se desenvolve a partir dos relatos da prática elaborados pelos alunos, abrindo um espaço significativo para a escuta e reflexão a partir dos contextos locais.
Os relatos da prática, assim como as sínteses sobre o processamento das situações-problema constituem um conjunto de registros que é capaz de traduzir as vivências do aluno no processo de ensino-aprendizagem e sua trajetória e desafios como promotor de saúde.
O trabalho em pequenos grupos (quinze alunos e um tutor) fundamenta a interação qualificada de tutores e alunos.
As situações-problema abordam diferentes contextos relacionados às áreas de competência: Cuidado a Saúde, Desenvolvimento Social, Gestão Participativa do Processo de Trabalho, Educação. Devem cumprir o papel de disparadoras do processo de reflexão e de teorização no grupo e favorecer a relação com a realidade dos participantes do grupo possibilitando a exploração dos desempenhos estabelecidos nas áreas de competência

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo Geral
Desenvolver ensino para reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde, tendo por base o conceito ampliado de saúde e a ação sobre os determinantes sociais de saúde;

Criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, outras ciências e outras políticas;

Formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética, e nos direitos à saúde.

3. Descrição do Curso
A abordagem pedagógica tem como princípio estruturante a relação entre processo de trabalho e formação. Baseia-se na construção de currículos orientados por competência que criem capacidades de articular e mobilizar conhecimentos. Trabalha com o desenvolvimento de atributos integrados (cognitivos, psicomotores e afetivos) que propiciem o desenvolvimento de práticas bem-sucedidas no cotidiano dos serviços.

A abordagem dialógica da competência valoriza o contexto e a história de indivíduos e comunidades, possibilitando uma integração maior entre aqueles que demandam e os que acolhem nos serviços de saúde. Visa o surgimento de acordos envolvendo as instituições formadoras e reguladoras, usuários e movimentos sociais.

O processo de construção das áreas de competência, nessa abordagem, partiu da investigação da prática de profissionais reconhecidos e indicados por diferentes atores, devido a qualidade das ações profissionais que realizam. O Programa de Formação compreende um curso de Especialização com 540 horas, composto de três Unidades de Aprendizagem:

Unidade 1-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Gestão de Políticas Públicas; Unidade 2-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações; Unidade 3-Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nos Territórios e Comunidade.

O desenho metodológico proposto explora o conjunto de atributos a serem desenvolvidos por meio de distintas estratégias pedagógicas: 1.Processamento de casos ou situações-problema estruturados; 2.Relatos de prática; 3.Atividades desenvolvidas em pequenos grupos ? sistema de apoio ao docente (tutoria), sendo 1 tutor para 5 alunos; 4.Caixa de ferramentas constituída por estratégias de aprendizagens oferecidas por outras áreas ou subáreas dos demais programas da ENSP, bibliografia de referência e acervo das bibliotecas e videoteca, mídias impressa, CD e internet.

Em cada unidade de aprendizagem os atributos básicos e específicos se articularão na medida em que os cenários escolhidos, gestão de políticas, organizações e instituições e territórios e comunidade são parte de um todo. Esta relação ficará transparente à medida em que o programa contido nos dias da semana padrão for se delineando, configurando de forma mais transparente a transversalidade.

4. Perfil do Candidato
O Curso se destina aos profissionais graduados da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo.

5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 30 (trinta) vagas, sendo destinada 01 (uma) vaga para candidato estrangeiro. O curso possui 30% de vagas reservadas para Ações Afirmativas (Cotas) e 70% para Ampla Concorrência.

1. Objetivo Geral
Desenvolver ensino para reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde, tendo por base o conceito ampliado de saúde e a ação sobre os determinantes sociais de saúde; Criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, outras ciências e outras políticas; Formar trabalhadores da saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética, e nos direitos à saúde.

2. Perfil do Candidato
O Curso se destina aos profissionais diplomados em cursos de graduação da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo.

3. Carga Horária total do Curso
O curso tem carga horária total de 540 (quinhentos e quarenta) horas.

4. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

5. Inscrição
De 06/07 a 05/08/2021 O procedimento de inscrição requer dois momentos: primeiro, o preenchimento do formulário eletrônico disponível na Plataforma SIGA LS e, posteriormente o envio de toda a documentação exigida, via Sistema, para recebimento de documentos de inscrição para os cursos da ENSP conforme informações que constam do Edital.

6. Número de vagas
Estão sendo ofertadas 30 (trinta) vagas, sendo 23 (vinte e três) para candidatos de ampla concorrência, 06 (seis) para ações afirmativas e 01 (uma) para estrangeiros;

7. Contato SECA / ENSP
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP / Fiocruz Serviço de Gestão Avadêmica