Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo Geral
A temática de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade tão em voga nos dias atuais, com o fortalecimento de movimentos sociais e a consolidação da democracia no Brasil, o que implica em um maior diálogo entre sociedade civil e Estado e se concretiza em políticas públicas, mudanças legislativas e o próprio reconhecimento de novos direitos, urge ser rediscutida, uma vez que atravessa todos os âmbitos da vida social. Assim, objetiva-se:

a) Promover a abordagem reflexiva sobre as relações de gêneros e questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e diálogos dos conteúdos programáticos;
b) Colaborar com o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade no seu dia-a-dia profissional ou de ativismo/militância política.

3. Justificativa
No momento, no Brasil, existem apenas 04 cursos de especialização promovidos por instituições públicas com essa temática, todos eles no modelo de educação à distância. Tal fato aponta um grande vazio dentro da Academia no sentido de preparar profissionais aptos a lidar com as questões de gênero e sexualidade que demandam crescentemente mudanças sociais significativas. Portanto, esse curso apresenta dois importantes diferenciais qualitativos: primeiro, um forte compromisso com a formação de profissionais e lideranças políticas, buscando promover uma atuação no mercado de trabalho e/ou no âmbito da ação política mais competente em relação às questões que envolvem gênero e sexualidade. O segundo diferencial se dá pela articulação do curso com os movimentos sociais.

Vale ressaltar ainda que esta proposta se insere no plano de ações do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça instituído na Fiocruz.

4. Concepção Pedagógica
O curso terá nas Unidades de Aprendizagem e nos Seminários Internos a explicitação teórica do conteúdo. Será utilizada como recurso facilitador de aprendizagem, a critério dos professores a exibição de filmes, com posterior discussão.

5. Sistema de Avaliação
Os alunos serão avaliados, individualmente, por intermédio das avaliações dos/as professores/as, destacando a participação em aula, apresentação e trabalhos escritos das unidades de aprendizagem e pela apresentação do trabalho final do curso.

1. Objetivos do curso
A temática de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade tão em voga nos dias atuais, com o fortalecimento de movimentos sociais e a consolidação da democracia no Brasil, o que implica em um maior diálogo entre sociedade civil e Estado e se concretiza em políticas públicas, mudanças legislativas e o próprio reconhecimento de novos direitos urge ser rediscutida, uma vez que atravessa todos os âmbitos da vida social. Assim, objetiva-se:

Promover a abordagem reflexiva sobre relações de gêneros e questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes interseccionais de raça e classe social dentre outros, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e diálogos dos conteúdos programáticos. Colaborar com o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade no seu dia a dia profissional ou de ativismo/militância política.

2. Perfil do Candidato
O Curso se destina aos profissionais de nível superior das mais diversas áreas de atuação, tais como: Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, Psicologia, inclusive movimentos sociais, entre outras, que em suas atividades necessitem ampliar sua compreensão sobre as questões relativas aos Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade.

3. Descrição do Curso
A estrutura curricular é constituída por 4 (quatro) unidades de aprendizagem, contendo 19 (dezenove) módulos que se constituem da seguinte forma:

A Unidade de Aprendizagem I com os conteúdos básicos e conceituais dos Direitos Humanos, Saúde e Gênero;

A Unidade de Aprendizagem II relacionará os desafios do SUS, os direitos sexuais e o direito à saúde;

A Unidade de Aprendizagem III promoverá as discussões de gênero e sexualidade em certos contextos sociais;

A Unidade de Aprendizagem IV abordará o período de orientação, elaboração e defesa.

4. Regime e Duração
O curso tem carga horária total de 480 (quatrocentas e oitenta) horas, distribuídas da seguinte forma: 380 (trezentas e oitenta) horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 100 (cem) horas para elaboração do TCC, após o encerramento das Unidades de Aprendizagem.

Início do curso: 14/05/2024 Término das aulas: 31/10/2025 Período de elaboração do TCC: 24/10/2024 a 31/03/2025 Término do curso: 30/04/2025

5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 20 (vinte) vagas.

6. Inscrição
De 09/01 a 29/02/2024

7. Contato SECA/ENSP
A comunicação se dará, exclusivamente, por e-mail pseletivo.ensp@fiocruz.br