Estágio em Docência II (ENSP.80.130.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
15/03/2023 a 28/06/2023
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Sem área de concentração.

HORÁRIO

Dia Início Fim
Quarta-feira 14h 17h

PROFESSORES

Nome
Adriana Coimbra Buin Lins
Joviana Quintes Avanci Pina
Moacyr Torres Junior
Susi Franco Moutinho Pinheiro

EMENTA

A disciplina Estágio em Docência II é complementar a disciplina Estágio em Docência I.

O propósito é o acompanhamento discente em relação as atividades de prática docente. Entende-se que a docência no ensino superior exige formação profissional e que o principal objetivo do estágio em docência é promover uma aproximação com a prática e com saberes didáticos e pedagógicos em articulação com o contexto sociopolítico, institucional e com os sujeitos que dele fazem parte.

Categoria: Obrigatória para bolsistas Capes (Turma Doutorado 2022 e discentes de turmas anteriores que não cumpriram os créditos relativos ao estágio em docência). Pré-requisito ter cursado a disciplina Estágio em Docência I.

Pré-requisitos: 1- ciência do orientador; 2- o aceite em uma atividade para acompanhamento prático que pode ser feito na graduação (em instituições públicas externas com alguma forma de associação com a Escola e compatíveis com a área da pesquisa do pós-graduando) ou em espaços de formação da ENSP e da Fiocruz, sob a supervisão de docentes servidores, no âmbito das atividades de ensino médio ou superior no campo da saúde. Quando realizada em disciplinas dos programas de stricto sensu não poderá simultaneamente estar cursando a disciplina na condição de discente.

Após a inscrição pelo sistema acadêmico ainda será necessário acessar o formulário complementar para registro das informações sobre a prática em: https://pesquisa.ead.fiocruz.br/

Caso não tenha opção para realização da prática sugerimos disciplinas e orientamos indicar até 3 opções na ordem de preferência com os detalhes como código, nome completo, carga horária, créditos e coordenação em no formulário).

Informações de disponibilidade de vagas em:https://ensino.ensp.fiocruz.br/gestao-academica/estagio-em-docencia" .

Informações sobre as aulas: Serão presenciais. Aula teórica da disciplina 1 (15/03/2023). Os encontros relacionados as horas de prática devem ser verificadas pelo discente, pois serão na quantidade, nos dias e horários da(s) disciplina(s) em que escolher/for aceito para a realização da prática.

30 horas de prática docente em nível superior em concordância com o orientador e a coordenação desta disciplina. Verificar oportunidades e mais informações no Portal de Ensino da Ensp em Estágio em Docência em: https://ensino.ensp.fiocruz.br/gestao-academica/estagio-emdocencia

Candidatos externos: Não serão aceitos.

Vagas: No mínimo 5 e no máximo 30 vagas.

A disciplina será em colaboração com as ofertas de vagas para estágio em docência/professores supervisores externos e internos.

BIBLIOGRAFIA

não há