Introdução à Análise de Sobrevivência (ENSP.82.114.2)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
09/02/2023 a 15/02/2023
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Métodos Quantitativos em Epidemiologia

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 9h 16h30

PROFESSORES

Nome
Marilia Sá Carvalho
Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de Oliveira

EMENTA

Introdução: A análise de sobrevida é um dos tópicos da epidemiologia moderna mais utilizados na pesquisa em saúde, particularmente nos estudos longitudinais. A análise de sobrevida, também chamada de análise de sobrevivência, será utilizada quando o tempo for o objeto de interesse, seja este interpretado como o tempo até a ocorrência de um evento ou o risco de ocorrência de um evento por unidade de tempo. Objetivo: O curso tem por objetivo fornecer aos alunos ferramentas teóricas e práticas para a realização de análises na área de sobrevivência aplicada à saúde. Conteúdo: O curso incluirá os seguintes tópicos: Conceitos Básicos (apresentação do problema, representação gráfica, mecanismos de censura, funções básicas de sobrevivência e estimação não-paramétrica) e Modelo semiparamétrico de Cox (estimação, análise de ajuste e modelo de Cox com estratificação). Dinâmica: O curso terá aulas expositivas e partes práticas, utilizando o programa estatístico R e o ambiente Moodle. Avaliação: Trabalho individual a ser entregue após o término da disciplina.

Categoria: Eletiva - Disciplina de verão.

Pré-requisito: Noções de R e ter cursado a disciplina de Estatística 2 ou equivalente. Serão aceitos candidatos externos, desde que comprovada a exigência do pré-requisito de Estatística 2 com disciplina de carga horária e conteúdo equivalentes.

Informação sobre as aulas: Serão 5 encontros em formato Presencial. Sala 2 - SERINF da Ensp.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu, Graduados.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 20.

A disciplina ofertará 02 vagas para Estágio em Docência e o pré-requisito é Ser aluno de doutorado.

BIBLIOGRAFIA

"CARVALHO, Marilia Sá; ANDREOZZI, Valeska Lima; CODEÇO, Claudia Torres; BARBOSA, Maria Tereza Serrano; SHIMAKURA, Silvia Emiko; Campos, Dayse. Análise de Sobrevivência: teoria e aplicações em saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2a edição, 2011.

Freitas, M.A. & Colosimo, E. Confiabilidade: Análise de tempo de falha e testes de Vida Acelerados. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1997.

Hosmer, D.W. & Lemeshow, S. Applied Survival Analysis: regression modeling of time to event data. New York: John Wiley & Sons, 1999. (Wiley series in probability and statistics)."