O Programa tem como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e gestores nas bases conceituais do método epidemiológico com ênfase na interface dos diferentes campos da saúde pública numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. Uma inovação é que o ano letivo oferece tanto disciplinas bimestrais quanto semestrais, proporcionando aos alunos maior flexibilidade e possibilidade de cursar disciplinas nos quatro bimestres do ano. O curso de mestrado tem duração máxima de 24 meses e conta com corpo docente diverso e qualificado.
No ano de 2013 o Programa passou por uma reformulação na organização das áreas de concentração tendo atualmente quatro áreas: Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, Epidemiologia Geral, Epidemiologia, Etnicidade e Saúde, e Métodos Quantitativos em Epidemiologia.
O curso de mestrado acadêmico está inserido em atividades de cooperação internacional da Fiocruz tendo sido oferecido em 2008 e 2012 para profissionais e gestores da Argentina e já formou 30 alunos.
Informações sobre o Programa: posgradepi.ensp@fiocruz.br