A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi criada em 1951 e implantou em 1976 o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no país. Esse sistema de avaliação apresenta como fundamentos: a qualificação, a transparência, a indução e o financiamento dos Programas.
Na última avaliação trienal (2010-2012) os Programas de Pós-Graduação da ENSP foram muito bem avaliados com nota 6 para os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública e nota 4 para o Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, muito bem avaliado para sua trajetória de Programa novo.
O sistema de avaliação envolve informações do Programa, do Corpo Docente, do Corpo Discente, Produção Intelectual e Inserção Social.
A boa avaliação dos Programas é resultado de um esforço coletivo da coordenação, dos docentes e discentes tanto na formação propriamente dita como na capacidade de expressão dos resultados dessa formação.
O engajamento de docentes e discentes na produção e apresentação de resultados parciais dos estudos em congressos, artigos, capítulos e outros materiais é muito importante.
Fique atento aos Congressos realizados a cada ano e as Oficinas de artigo e outras iniciativas que são promovidas pelos Programas e Direção. Informe-se sobre os mecanismos de financiamento para participação em congressos, bem como sobre o funcionamento dos grupos de pesquisa da Escola. Converse com seu orientador e Coordenador de área, ele poderá te ajudar a localizar essas iniciativas!
IMPORTANTE: Para que possamos expressar o que é o trabalho realizado, é importante manter as informações do Currículo Lattes atualizadas. Caso encontre alguma dificuldade, agende na Secretaria dos Programas uma orientação para o preenchimento do Lattes.
Veja a ficha de avaliação do Programa com os detalhes dos itens contemplados na Plataforma Sucupira.