Bolsas e Auxílios

BOLSAS:

A bolsa de estudos é um componente de estímulo ao aluno para sua formação acadêmica. Existem normalmente bolsas disponíveis pela Capes (Proex), CNPq e Faperj Nota 10. As bolsas são distribuídas conforme a disponibilidade a cada ano e conforme as regras definidas pelas agências financiadoras. Mas não é uma obrigação da instituição garantir bolsa para todos os alunos elegíveis.

Os critérios são estabelecidos pelas agências de fomento (CNPq, CAPES e Faperj). São também aplicados critérios acadêmicos para classificação e definição dos bolsistas, o que é atribuição de cada Programa de Pós-Graduação.

=> Pendências na matrícula não permitem a concessão de bolsa.

=> O pós-graduando pode perder a bolsa se: (a) obtiver conceito C em duas disciplinas; (b) não efetuar matrícula sem dar conhecimento da sua situação.

Bolsa CAPES

Bolsa CNPq 

Bolsa Nota 10 - FAPERJ

Bolsa Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD)


=> RN 008/2008 - Regula a taxa de bancada CNPq

=> Portaria conjunta CAPES-CNPq nº 01/2010 - Nota sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício

Informações sobre bolsas – bolsassp@ensp.fiocruz.br

 

PRINT/CAPES/FIOCRUZ:

Acompanhe as Chamadas do Print, Programa Institucional de Internacionalização da CAPES, para seleção de projetos institucionais de internacionalização de Instituições de Ensino - https://print.campusvirtual.fiocruz.br/pt-br/chamadas

Informações sobre o Print - print.capes@fiocruz.br

Chamada 04/2022 – Seleção de bolsistas para realizar Capacitação no Exterior (https://print.campusvirtual.fiocruz.br/pt-br/chamadas

Finalidade: Oferecer bolsas de Capacitação no exterior para cursos de curta duração ou “summer/winter schools” voltados para servidores ativos da Fiocruz, funcionário do corpo técnico/tecnologista e/ou administrativo, que desenvolvam atividades pertinentes à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz vinculados ao Programa CAPES-PrInt/Fiocruz. 
Período de Inscrição:  Até 31/07/2022  
Observação: A candidatura deverá ser realizada exclusivamente através do formulário eletrônico com o uso do e-mail institucional. 
Atenção: Ressaltamos que o teste de proficiência, conforme item 4.7 da Chamada, é uma exigência da CAPES. O comprovante de proficiência pode ser apresentado no momento da inscrição ou até o dia 12/09, caso seja selecionado. 

Neste ano não temos previsão para as chamadas:
* Seleção de Doutor(a) com Experiência no Exterior – Categorias Pós-Doutorado e Jovem Talento
* Seleção de Professor(a) Visitante no Exterior Júnior/Sênior 


AUXÍLIOS/PROEX:

Os auxílios do Programa aos docentes e discentes seguem as normas da CAPES que regulam o PROEX e resoluções internas específicas elaboradas e aprovadas no âmbito da Comissão de Pós-Graduação (CPG), que é a instância deliberativa e gestora dos recursos financeiros do Programa. 

Veja as chamadas e resoluções internas nos links abaixo:

* Chamada Interna para apoio à realização de cursos e eventos acadêmicos de curta duração com abrangencia internacional_2021-2022.1 - Chamada Encerrada - aguardar divulgação de nova chamada

* Resolução de Apoio a Publicações e Traduções de Artigos Científicos - Fluxo Contínuo - Em andamento

* Chamada Interna de Apoio Financeiro a Projetos de Discentes 2022 - Fluxo contínuo - Em andamento 

* Resolução Interna para Inclusão de Artigo Científico ao Contrato de Adesão do PPG-SP com a Biomed - 2019 - Em andamento 

Resolução de Apoio a Discentes em Congressos Nacionais e Internacionais - Fluxo contínuoEm andamento

* Resolução de Apoio a Docentes em Congressos Nacionais e Internacionais - Fluxo contínuo - Em andamento

* Chamada Interna "Saúde Pública em Diálogo com a Sociedade" - Encerrado

* Resolução de Apoio a Docentes Convidados em Bancas ou Eventos - Fluxo contínuo - Aguardar divulgação de nova chamada


=> Portaria 206 - Dispõe sobre obrigatoriedade de citação em trabalhos financiados pela CAPES  

Informações sobre auxílios: proexsp@ensp.fiocruz.br