Bioestatística Básica Usando o Ambiente Computacional R (ENSP.03.874.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado, com carga horária de 90 horas e 3 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
10/08/2023 a 07/12/2023
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde

HORÁRIO

Dia Início Fim
Quinta-feira 13h 16h

PROFESSORES

Nome
Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues

EMENTA

"A bioestatística aborda técnicas apropriadas de coleta, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. Objetivos: Capacitar o aluno para organizar seus dados de pesquisa e realizar análise de dados. Dinâmica da disciplina: aulas teóricas e práticas com utilização do ambiente computacional R. Nesta disciplina serão abordados os seguintes temas: Conceitos básicos; Tipos de variáveis; Resumo de dados; Representação gráfica; Noções de inferência estatística; Estimação de parâmetros; Estimação por intervalos de confiança; Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos; Testes de associações em tabelas de contingência; Análise de Variância (ANOVA); Regressão Linear; Regressão Logística.

Categoria: Eletiva.

Pré-requisito: Não há pré-requisitos .

Informações sobre as aulas: Serão 15 encontros presenciais.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 20. Sendo 10 vagas para alunos externos.

A disciplina ofertará 05 vagas para Estágio em Docência e o pré-requisito é Ter conhecimento do uso do R e ter cursado alguma disciplina de bioestatística.

BIBLIOGRAFIA

Douglas G. Altman (1991). Practical Statistics for Medical Research. London: Chapman & Hall; Peter Armitage, Berry, Matthews (2010). Statistical Methods in Medical Research