Metodologia Qualitativa em Ambientes Digitais (ENSP.02.871.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
23/08/2022 a 27/09/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Sociedade, Violência e Saúde

HORÁRIO

Dia Início Fim
Terça-feira 14h 17h

PROFESSORES

Nome
Suely Ferreira Deslandes
Tiago Coutinho Cavalcante

EMENTA

"Na última década os estudos sobre a internet e seus múltiplos desdobramentos técnicos e sociais saíram da marginalidade dos temas estudados pelas Ciências Sociais e, gradativamente, vem se tornando um campo de estudo especifico com vocabulários e paradigmas próprios. Neste campo de estudos são frequentemente acionadas ideias como ?pós-humano?, ?cybercultura?, ?ciborgue?, ?fractalidade?, ou seja, categorias que remetem a uma ruptura, anunciando uma nova era nas ciências humanas. Fala-se em mais uma virada, a metodológica: o mundo dos algoritmos e do big data inaugura uma nova forma de se fazer pesquisa (Rodgers, 2006) e a etnografia passa a receber diversas denominações que remetem a esta ruptura: netnografia, webnografia, dentre outros. Na tentativa de enriquecer a discussão e propor alternativas para este campo de estudo, o curso tem como objetivo dar ênfase nas continuidades entre as metodologias qualitativas chamadas pelos que advogam por esta ruptura como ?tradicionais? e as ferramentas disponíveis para analisar os diferentes ambientes digitais. o curso buscará entender como elas dialogam com as técnicas de pesquisa qualitativa tradicionalmente usadas nas Ciências Sociais. Alguns questionamentos surgem deste ponto de partida: É possível pensar a internet fora da Teoria ator-rede? É possível trabalhar com a ideia de small data? Qual seria sua importância no universo em que predomina o bigdata? Quais as especificidades de uma etnografia conduzida em ambientes virtuais? Tendo em vista que um dos objetivos da disciplina é estabelecer o diálogo com outros pesquisadores, a segunda parte do curso será dedicada à discussão de trabalhos que tem como campo e/ou objeto o mundo digital."

Categoria: Eletiva.

Pré-requisito: Não há.

Informação sobre as aulas: Serão em formato de Aula mista/híbrida.

Candidatos externos: Serão aceitos alunos Graduados .

Vagas: Mínimo 05 e máximo 30.

A disciplina não ofertará vaga para Estágio em Docência.

Observação: Disciplina ofertada conjuntamente com o Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente.

BIBLIOGRAFIA

"-Madianou, Mirca and Miller, Daniel. 2013. Polymedia: Towards a new theory of digital media in interpersonal communication. International Journal of Cultural Studies, 16(2), pp. 169-187. ISSN 1367-8779 [Article]

-Heather A. Horst (Ed.), Daniel Miller (Ed.), Heather Horst (Ed.) - Digital Anthropology (2012, Bloomsbury Academic)

-Noortje Marres - Digital Sociology_ The Reinvention of Social Research (2017, Polity)

-Hine- Internet Research and the Sociology of Cyber-Social-Scientific Knowledge

-Burgess et al. - 2009 - YouTube e a Revolução Digital Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade.