Tópicos em Alimentação e Nutrição em Saúde Pública (ENSP.04.809.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 90 horas e 3 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
05/08/2022 a 18/11/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos

HORÁRIO

Dia Início Fim
Sexta-feira 9h 12h

PROFESSORES

Nome
Ana Laura Brandão Motta
Denise Cavalcante de Barros
Juliana Pereira Casemiro

EMENTA

Principais políticas e estratégias de alimentação e nutrição do país. Análise crítica da implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Situação e determinantes de saúde e nutrição da população brasileira. A organização das ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (APS). Uso e disseminação das informações sobre as condições de vida para o planejamento e avaliação de políticas públicas de alimentação e nutrição.Vigilância Alimentar e Nutricional. Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Avaliação e Monitoramento da SAN. Agenda internacional de SAN. Intersetorialidade nas ações de alimentação e nutrição no Brasil.

Categoria: Eletiva.

Pré-requisito: Não há pré-requisitos .

Informações sobre as aulas: Serão em formato remoto.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos de outros Programas de Strictu Sensu.

Vagas: No mínimo 5 e no máximo 20 vagas.

A disciplina não ofertará vaga para Estágio em Docência.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Decreto no 6273, de 23 de novembro de 2007. Cria, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ? SISAN, a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Diário Oficial da União, 2007

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012a.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. ? Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

BRASIL Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de Setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Seção: 1, 22 Set. 2017.

BURLANDY, L. A atuação da sociedade civil na construção do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil: elementos para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 16(1):63-72, 2011.

GALINDO, E; MARCO ANTONIO TEIXEIRA, MELISSA DE ARAÚJO, RENATA MOTTA, MILENE PESSOA, LARISSA MENDES E LÚCIO RENNÓ. 2021. ?Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil.? Food for Justice Working Paper Series, no. 4. Berlin: Food for Justice: Power, Politics, and Food Inequalities in a Bioeconomy. DOI 10.17169/ refubium-29554.

PADRÃO, S; SCHNEIDER, O. Conflitos e construção coletiva: a segurança alimentar e nutricional em questão. Rio de Janeiro.Ed: Lamparina, 2020.

ROCHA, C; BURLANDY, L; MAGALHÃES, R. Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas. Rio de Janeiro. Ed: FIOCRUZ, 2013

SILVA, SP.A trajetória histórica da segurança alimentar e nutricional na agenda política nacional: projetos, descontinuidades e consolidação. Rio de Janeiro, 2014.

IPEA SILVA, A.C.F, MOTTA, A.L.B; CASEMIRO, J.P. A Alimentação e Nutrição na Atenção Básica: Reflexões cotidianas e contribuições para práticas do cuidado. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2021.

STARFIELD, B. Atenção Primária - Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.

VIGISAN. Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Rede PENSSAN, 2021