Direitos Humanos, Acessibilidade, Inclusão e Emancipação de Pessoas com Deficiência (ENSP.04.810.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
25
Período:
03/08/2023 a 19/10/2023
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos

HORÁRIO

Dia Início Fim
Quinta-feira 8h 12h

PROFESSORES

Nome
Armando Guimarães Nembri
Marcos Besserman Vianna
Maria Helena Barros de Oliveira

EMENTA

Breve Introdução de Direitos Humanos e Saúde; Acessibilidade Atitudinal: o que é?; As três primeiras decisões para a efetividade da inclusão; Diversidade e Inclusão: o que significam?; Epistemologia da Diversidade; Construtivismo e Andragogia; O Supremo Valor Constitucional: o Direito dos Direitos; Os ?pilares? educacionais no mundo inclusivo; ?Nada sobre nós sem nós?; As inteligências gestora, social e positiva e suas contribuições para a emancipação das PcD; A importância da Lei Brasileira de Inclusão ? LBI e do Programa Viver sem Limite; Falando de hábitos efetivos e atributos essenciais humanos; Aspectos Gerais da Diversidade das Pessoas com Deficiência ? PcD; Dimensões da Diversidade e da Inclusão; A Dimensão Sociorrelacional e seus impactos no espaço inclusivo; Por que falar sobre Educação Inclusiva?; Os ?emolduradores? do conhecimento; Inclusão e ética; Inclusão e solidariedade; Inclusão e espiritualidade; Inclusão e amor; Inclusão e comprometimento; Disrupção e Idiossincrasias; A inclusão em um mundo normótico; Falando sobre equidade; Conhecimento explícito x conhecimento potencial; O principal ?ingrediente? para o sucesso de qualquer relacionamento; A importância da comunicação não violenta e da comunicação não depreciativa para o mundo da inclusão; A prudência, a paciência, a temperança e a tolerância andam juntas?; A arte de dizer a verdade; Interiorização e exteriorização de valores; Atitudes conscientes; O principal ingrediente da inclusão: três perguntas vitais; Níveis de engajamento; A empatia com ação; O que nos faz felizes e saudáveis: um projeto de 80 anos; O papel da comunicação em um mundo verdadeiramente inclusivo; O checklist mnemônico ?café com açúcar?; O processo de mudança cultural; Saber, saber fazer e querer fazer; Os mandamentos da ética. Situação, Pensamento, Emoção e Comportamento: uma estreita ligação para a paz; Uma apresentação do mundo surdo.

Categoria: Eletiva.

Pré-requisito: Não há.

Informações sobre as aulas: Serão 9 encontros, as aulas serão presenciais e será utilizado complementarmente o Zoom como ferramentas/estratégias tecnológicas pelo coordenador da disciplina.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu, Alunos de cursos de Latu Sensu, Graduados .

Vagas: Mínimo 05 e máximo 25.

A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e o pré-requisito é ser aluno de doutorado.

BIBLIOGRAFIA

"ACHOR, Shawn. O jeito HARVARD de ser feliz: o curso mais concorrido da melhor universidade do mundo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Benvirá, 2012.

AMATO, Luciano (Org.). Diversidade e inclusão e suas dimensões. São Paulo, SP: Literare Books International, 2022.

BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social: fundamentos e história. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

BOTTON, Alain. A arquitetura da felicidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

BRASIL, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.

________. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência ? plano viver sem limite. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011b. Seção 1, p. 12. Disponível em: . Acesso em: Abr. 2015.

________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? IBGE. 2011. Disponível em: . Acesso em : 05 mar. 2011. ________. Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2017.

BREGMAN, Rutger. Humanidade: uma história otimista do homem. São Paulo: Planeta, 2021.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos ?is?. Porto Alegre: Editora Mediação. 2005.

CARVALHO, Luiz Claudio da Costa. Lendas da identidade. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.

________. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000.

CHALITA, G. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2001.

CHAMINE, Shirzad. Inteligência Positiva. 15ª reimpressão. ? Rio de Janeiro: Fontanar, 2019.

COSTA, Robson Xavier da. Arteterapia & Educação Inclusiva: diálogos multidisciplinares. Rio de Janeiro: WAK, 2010. COVEY, Stephen R. A grandeza de cada dia. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

________, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Best Seller, 2015.

________. O 8º hábito: da eficácia à grandeza. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DIAS, V. L. L. A inclusão só se faz bem com o coração. Arqueiro: revista do INES, Rio de Janeiro, v. 7, 2003.

FREIRE, Serrano. Seja o Professor que você gostaria de ter. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996.

________. Inteligência Social: a ciência revolucionária das relações humanas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019. GRANT, Adam. Originais: como os inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

IGNARRA, Carolina; CONTRI, Tabata; BATHE, Raphael. Inclusão: conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

KRZNARIC, Roman. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. 1ª edição. ? Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

KUBRUSLY, Ricardo S.; CARRANCHO DA SILVA, Angela; NEMBRI, Armando Guimarães. O autoengajamento do novo educador: uma atitude consciente de transcendência dos modelos excludentes. Trabalho apresentado no Scientiarum Historia V. Rio de Janeiro, RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ. 2012.

LABORIT, Emmanuelle. O grito da gaivota. 8ª edição. Lisboa: Editorial Caminho (Leya), 2013.

LIMA-RODRIGUES, Luzia. et al. Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso. Cruz Quebrada, Portugal: Edição Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. 2007.

LIPP, Marilda. O stress está dentro de você. São Paulo: Editora Contexto. 2004.

LOVELOCK, James. Gaia: alerta final. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

MAFFESOLI, Michel. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. São Paulo: Forense Universitária, 2012.

_________. No fundo das aparências. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

MORIN, Edgar. Os Setes Saberes necessários à Educação do Futuro. 8. ed. ? São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

NEMBRI, Armando Guimarães. Século XXI: A Redenção... Capítulo 17, pág. 184. In: A Educação no Âmbito do Político e de suas Tramas 2. Organizador: Willian Douglas Guilherme. ? Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.

_________. Do Silêncio aos Caminhos e Descaminhos de Doutores e Doutorandos Surdos: A ?Fala? sem Eco num Mundo Ouvinte. Tese. Programa de Pós-Graduação ? História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia ? HCTE/UFRJ, Linha de Pesquisa: Historicidade de Saberes Tecnocientíficos no Brasil (Linha de Pesquisa Anterior: Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente). Rio de Janeiro, 2016.

_________. O Cotidiano Escolar do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos ? INES: um olhar avaliativo. 105 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Sistemas, Programas e Instituições) ? Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro, 2011.

OLIVEIRA, Maria Helena Barros, TELES, Nair e CASARA, Rubens Roberto Rebello. Direitos Humanos e Saúde: reflexões e possibilidades de intervenção. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2021. 133 p. (Coleção Temas em Saúde).

OLIVEIRA, Maria Helena Barros et al. Direitos humanos e saúde: 70 anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Reciis ? Revista Eletrônica Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 12(4), 2018.

PACIFICO, João Paulo. Onda Azul: 5 passos para inspirar pessoas e fazer o mundo melhor. São Paulo (SP): Trilha das Letras, 2016.

PRATES, Deborah. Acessibilidade Atitudinal. 1ª edição. Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2015.

RODRIGUES, David. L L. (Org.) Investigação em Educação Inclusiva. Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Volume 2. 2007a.

RODRIGUES, David.; MAGALHÃES, Maria Bibiana (Org.) Aprender juntos para aprender melhor. Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. 2007b.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta. São Paulo: Ágora, 2006.

SÃO PAULO. Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2017.

SILVA, Angela Carrancho da; NEMBRI, Armando Guimaraes. Ouvindo o silêncio: surdez, linguagem e educação. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação. 2018.

SOLOMON, Andrew. O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

VIANNA, Marcos Besserman; NEMBRI, Armando Guimarães. Reflexões do Curso de Especialização em meio à pandemia. In: Diálogos sobre Acessibilidade, Inclusão e Distanciamento Social: Territórios Existenciais na Pandemia. Organizadores: Amanda Mendes, Ana Beatriz Vinagre, Annibal Amorim, Eguimar Chaveiro, Katia Machado, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e Sonia Gertner. Coordenação Editorial: Annibal Amorim e Katia Machado. IdeiaSUS: Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente; FIOCRUZ ? Escola Nacional de Saúde Pública ? ENSP; Direitos Humanos e Saúde ? ENSP/DIHS; Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência; Universidade Federal de Goiás ? UFG. 2020. "