Trabalho na Contemporaneidade e Saúde: interseccionalidades e dinâmicas de mobilização coletiva - perspectivas e desafios Brasil, França e Argentina (ENSP.04.818.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 30 horas e 1 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
27/02/2023 a 02/03/2023
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 8h 17h
Terça-feira 8h 17h
Quarta-feira 8h 17h

PROFESSORES

Nome
Cirlene de Souza Christo
Simone Santos Oliveira

EMENTA

O curso tem por objetivo discutir e refletir sobre a relação trabalho e saúde na contemporaneidade, identificando abordagens, conceitos e metodologias de intervenção para enfrentamento da precarização do trabalho a partir de estudos realizados no Brasil França e Argentina. A partir de um enfoque interseccional dar visibilidade as mobilizações coletivas de diferentes categorias de trabalho. As pesquisas desenvolvidas nesses países no campo da Sociologia e da Psicologia do Trabalho vêm apontando como os modos de gerenciamento e de organização do trabalho assumidos pelo capital e a fragilização dos coletivos têm relações diretas com quadros de sofrimento aos trabalhadores. Ampliar o debate, considerando as similaridades e especificidades das realidades locais, permite uma maior compreensão das sociedades em estudo e, a partir da singularidade desses contextos, melhor compreender as dinâmicas mundiais.

Categoria: Curso Internacional - Curso de verão.

Pré-requisito: Não há.

Informação sobre as aulas: Serão Presenciais, excepcionalmente com estratégias remotas (síncronas e/ou assíncronas), com 6 encontros. Sala 410 - 4º andar da Ensp.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu e graduados.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 30.

A disciplina não ofertará vaga para Estágio em Docência.

Docentes colaboradores: Sabine Fortino (França), Andrea Pujol (Argentina), Selma Venco (Brasil) e Lúcia Rotenberg Email:

BIBLIOGRAFIA

Será divulgada posteriormente.