Organização do Cuidado e Práticas de Saúde (ENSP.03.846.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 90 horas e 3 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
10/08/2023 a 14/12/2023
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde

HORÁRIO

Dia Início Fim
Quinta-feira 14h 17h

PROFESSORES

Nome
Adriana Miranda de Castro
Gisele O'Dwyer de Oliveira
Lenice Gnocchi da Costa Reis
Marcelo Fornazin
Margareth Crisóstomo Portela
Marilene de Castilho Sá
Marismary Horsth De Seta
Roberta Gondim de Oliveira
Sheyla Maria Lemos Lima
Victor Grabois

EMENTA

"EMENTA A Disciplina objetiva refletir sobre os diferentes aspectos do cuidado integral em saúde, em suas dimensões individual e coletiva, buscando articular promoção, vigilâncias e assistência; gestão e atenção. Está estruturada para contemplar as diferentes abordagens e dimensões do cuidado e das práticas de saúde, um modo de olhar o estado da arte no campo da gestão e da produção do cuidado: 1) a promoção da saúde e as vigilâncias, com ênfase na vigilância sanitária (regulação); 2) as abordagens voltadas para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e as voltadas para a ?ampliação? da noção de clínica e para a centralidade do sujeito e da dimensão relacional do cuidado em saúde, e 3) os desafios e oportunidades colocados para as práticas de saúde na atualidade. Desta forma, a disciplina abrange: 1) políticas, abordagens e práticas em saúde com maior ênfase em sua dimensão coletiva e nas intervenções diretamente relacionadas às relações entre Estado e sociedade; 2) a dimensão assistencial do cuidado e das práticas de saúde, compreendendo a atenção individual, a grupos populacionais e a organização de redes e linhas de cuidado; 3) temas emergentes e problemáticas relevantes para o cuidado em saúde, bem como diferentes dimensões da gestão do cuidado (individual/familiar, profissional, organizacional, política e societária). ABORDAGEM PEDAGÓGICA A disciplina contará com uma comunidade virtual de aprendizagem (CVA) e terá como principais estratégias pedagógicas a leitura prévia e a discussão de textos, somada à sistematização de elementos centrais dos temas de cada encontro pelos estudantes. Na primeira aula poderão ser escolhidos temas por estudante (ou dupla), com a finalidade de estruturar previamente questões provocadoras e pontos para o debate do grupo nos encontros seguintes. A critério do professor, poderão ser utilizadas outras técnicas pedagógicas. As atividades ocorrerão no formato de ensino presencial, podendo haver atividade remota (síncrona ou assíncrona) em caráter eventual/contingencial. AVALIAÇÃO A avaliação dos estudantes, além da frequência, levará em consideração a apresentação dos temas pelos próprios, bem como a sua participação nas aulas e contribuição ao aprendizado coletivo. Um texto escrito final deverá ser postado na CVA; uma produção escrita individual, crítico-reflexiva e analítica, um diálogo entre um ou mais temas da disciplina e o tema/objeto do projeto de mestrado ou doutorado, com quatro (04) e dez (10) páginas, evidenciando a contribuição dos aportes da disciplina para a sua formação e para seu projeto de pesquisa.

Categoria: Eletiva.

Pré-requisito: Não há.

Informações sobre as aulas: Serão 15 encontros Presenciais, EXCEPCIONALMENTE com estratégias remotas (síncronas e/ou assíncronas) .

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu .

Vagas: Mínimo 05 e máximo 30.

A disciplina ofertará 02 vagas para Estágio em Docência e o pré-requisito é ser aluno de doutorado.

BIBLIOGRAFIA

"ALBUQUERQUE MV, VIANA ALA. Perspectivas de região e redes na política de saúde brasileira. Saúde em Debate, 39, nº especial: 28-38; 2015

VIANA AL et al. Regionalização e Redes de Saúde. Ciênc e saúde colet, 2018; 23(6):1791-1798

AYRES, JRA. O Cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade 2004; 13(3):16-29.

AZEVEDO C.S., MIRANDA L., SÁ M.C., GRABOIS V. Entre Racionalização e Ampliação da Clínica: complexos caminhos da gestão e organização do cuidado nos hospitais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018, pp. 185-212.

BORRET, Rita Helena et al. -A sua consulta tem cor?- Incorporando o debate racial na Medicina de Família e Comunidade. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, v. 15, p. 2255, 2020.

CAMPOS, D. T. F. O Cuidado e o Sujeito: questões acerca da clínica ampliada. In: Winograd, M.; Souza, M.(org.). Processos de subjetivação, clínica ampliada e sofrimento psíquico. Rio de Janeiro: Cia de Freud, 2012. pp. 33-48.

CAMPOS, G. W. S. C. et al. A aplicação da metodologia Paideia no apoio institucional, no apoio matricial e na clínica ampliada. Interface (Botucatu) 2014; 18(supl. 1): 983-995.

CECILIO, LCO. A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói: elementos para se pensar as múltiplas dimensões da gestão do cuidado. Interface (Botucatu) [online]. 2009, vol.13, suppl.1, pp.545-555

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Vigilância em Saúde. Disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf Documento de referência para o programa nacional de segurança do paciente http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf

DUGDALE P. Improving the response of hospitals to patients with multi-morbid chronic conditions.In: Hospitals and Multi-morbid Chronic Conditions, International Federation of Hospitals. White Paper.

GONDIM DE OLIVEIRA, Roberta. Reflexões sobre a produção de vidas precárias: um debate sobre colonialidade e saúde. In: Vidas em exclusão e a reinvenção do cuidado. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021. v. 1. 204p .

KONDER MT, O?DWYER G. As Unidades de Pronto Atendimento como unidades de internação: fenômenos do fluxo assistencial na rede de urgências. Physis Revista de Saude Coletiva. 2019; 29 (2): e 290203.

MELO EA, MATTOS RA. Gestão do Cuidado e Atenção Básica: controle ou defesa da vida? In: Mendonça, MHM et al. (Orgs.). Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisas. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018, v. 1, p. 95-116.

MELO, Eduardo Alves et al. A regulação do acesso à atenção especializada e a Atenção Primária à Saúde nas políticas nacionais do SUS. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online]. 2021, v. 31, n. 01.

MENDES EV. A Gestão da clínica ? As Diretrizes Clínicas. As Redes de Atenção à Saúde. Belo Horizonte: ESP-MG, 2009, cap. V, p. 599- 676.

MERHY EE. A Micropolítica do Trabalho Vivo em Ato: uma questão institucional e território de tecnologias leves. In: Merhy EE. Saúde a Cartografia do Trabalho Vivo. São Paulo: Hucitec, 2002, pp. 41-66.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnps_revisao_portaria_687.pdf .

ONOCKO-CAMPOS, Rosana Teresa. Saúde mental no Brasil: avanços, retrocessos e desafios. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2019, v. 35, n. 11, e00156119. Disponível em: . Epub 31 Out 2019.

PORTELA MC, LIMA SML, MARTINS M, MENDES JÚNIOR WV. Qualidade do cuidado de saúde: elementos conceituais, evolução na sua abordagem e grandes questões atuais. In.: MC Sá, MFL Tavares, de Seta MH (Org). Organização do cuidado e práticas em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018, cap. 4, p. 103-132.

PORTELA MC, LIMA SML, MARTINS M, TRAVASSOS C. Ciência da Melhoria do Cuidado de Saúde: bases conceituais e teóricas para a sua aplicação na melhoria do cuidado de saúde. Cad Saúde Pública. 2016; 32(suppl 2):e00105815.

SACKET DL, ROSENBERG WC, GRAY JAM, HAYNES RB, RICHARDSON WS. Evidence based medicine: what it is and what it isn?t. BMJ. 1996; 312:71-72.

SETA MH De, OLIVEIRA CVS, PEPE VLE. Proteção à saúde no Brasil: o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Ciênc. saúde colet 2017; 22(10): 3225-3234.

SLOMP JÚNIOR, Helvo; FRANCO, Túlio; MERHY, Emerson Elias (orgs). Projeto terapêutico singular como dispositivo para o cuidado compartilhado. 1ª ed. Porto Alegre RS, Editora Rede Unida, 2022. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Livro-Projeto-terapeutico-como-dispositivo-para-o-cuidado-compartilhado.pdf

SOUSA P, MENDES Jr W (orgs.) Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde. 2.ed (revista e ampliada) ? Rio de Janeiro, RJ: CDEAD, ENSP, Fiocruz, 2019. "