DETALHES
Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.
- Número de vagas:
- 25
- Período:
- 22/08/2024 a 10/10/2024
- Pré-requisitos:
- Sem pré-requisito.
- Área(s) de Concentração: Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos
HORÁRIO
Dia | Início | Fim |
---|---|---|
Quinta-feira | 09:00 | 13:00 |
PROFESSORES
Nome |
---|
Marcos Besserman Vianna |
Maria Helena Barros de Oliveira |
EMENTA
Despertar nos alunos e estudantes a ideia, a percepção, o saber e o entendimento acerca da arte de lidar com Pessoas com Deficiência ? PcD, ampliando os caminhos do conhecimento e da consciência por intermédio da apresentação dos valores que sustentam, histórica, política e socialmente, a evolução humana considerando as suas relações, a vivência dos seus atributos essenciais, a mais importante das acessibilidades e os princípios éticos como pilares de valorização da vida que possibilitam a integração e a consequente inclusão de Pessoas com Deficiência nos múltiplos ambientes de convivência com Pessoas sem Deficiência Aparente ? PDA.Categoria: Disciplina eletiva para os cursos de mestrado e doutorado acadêmico.
Pré-requisito: Não há.
Informação sobre as aulas: Serão presenciais.
Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Stricto Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Stricto Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Stricto Sensu.
Vagas: Mínimo 05 e máximo 25.
A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e o pré-requisito é ser aluno de doutorado.
BIBLIOGRAFIA
"ACHOR, Shawn. O jeito HARVARD de ser feliz: o curso mais concorrido da melhor universidade do mundo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Benvirá, 2012.AMATO, Luciano. Diversidade e inclusão e suas dimensões. São Paulo, SP: Literare Books International, 2022.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.
________. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência ? plano viver sem limite. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011b. Seção 1, p. 12. Disponível em:
________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? IBGE. 2011. Disponível em:
________. Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: 2008. Disponível em:
BREGMAN, Rutger. Humanidade: uma história otimista do homem. São Paulo: Planeta, 2021.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos ?is?. Porto Alegre: Editora Mediação. 2005.
CARVALHO, Luiz Claudio da Costa. Lendas da identidade. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.
CHALITA, G. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2001.
COVEY, Stephen R. A grandeza de cada dia. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
DIAS, V. L. L. A inclusão só se faz bem com o coração. Arqueiro: revista do INES, Rio de Janeiro, v. 7, 2003.
FREIRE, Serrano. Seja o Professor que você gostaria de ter. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996.
GRANT, Adam. Originais: como os inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
IGNARRA, Carolina; CONTRI, Tabata; BATHE, Raphael. Inclusão: conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
KRZNARIC, Roman. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. 1ª edição. ? Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
KUBRUSLY, Ricardo S.; CARRANCHO DA SILVA, Angela; NEMBRI, Armando Guimarães. O autoengajamento do novo educador: uma atitude consciente de transcendência dos modelos excludentes. Trabalho apresentado no Scientiarum Historia V. Rio de Janeiro, RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ. 2012.
LABORIT, Emmanuelle. O grito da gaivota. 8ª edição. Lisboa: Editorial Caminho (Leya), 2013.
LIMA-RODRIGUES, Luzia. et al. Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso. Cruz Quebrada, Portugal: Edição Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. 2007.
LIPP, Marilda. O stress está dentro de você. São Paulo: Editora Contexto. 2004.
LOVELOCK, James. Gaia: alerta final. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
MAFFESOLI, Michel. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
MORIN, Edgar. Os Setes Saberes necessários à Educação do Futuro. 8. ed. ? São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
NEMBRI, Armando Guimarães. Século XXI: A Redenção... Capítulo 17, pág. 184. In: A Educação no Âmbito do Político e de suas Tramas 2. Organizador: Willian Douglas PACIFICO, João Paulo. Onda Azul: 5 passos para inspirar pessoas e fazer o mundo melhor. São Paulo (SP): Trilha das Letras, 2016.
PRATES, Deborah. Acessibilidade Atitudinal. 1ª edição. Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2015.
RODRIGUES, David. L L. (Org.) Investigação em Educação Inclusiva. Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Volume 2. 2007a.
SÃO PAULO. Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em:
SILVA, Angela Carrancho da; NEMBRI, Armando Guimaraes. Ouvindo o silêncio: surdez, linguagem e educação. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação. 2018.
VIANNA, Marcos Besserman; NEMBRI, Armando Guimarães. Reflexões do Curso de Especialização em meio à pandemia. In: Diálogos sobre Acessibilidade, Inclusão e Distanciamento Social: Territórios Existenciais na Pandemia. Organizadores: Amanda Mendes, Ana Beatriz Vinagre, Annibal Amorim, Eguimar Chaveiro, Katia Machado, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e Sonia Gertner. Coordenação Editorial: Annibal Amorim e Katia Machado. IdeiaSUS: Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente; FIOCRUZ ? Escola Nacional de Saúde Pública ? ENSP; Direitos Humanos e Saúde ? ENSP/DIHS; Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência; Universidade Federal de Goiás ? UFG. 2020."