Imunização para Unidades Básicas de Saúde

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual
Previsão de divulgação do edital e processo seletivo: 1º semestre de 2018
Previsão de Início do Curso: 2º semestre de 2018

2. Objetivo Geral
Este curso, voltado para profissionais do SUS de nível superior, tem como objetivo ampliar e atualizar o conhecimento dos profissionais, principalmente daqueles, que atuam no setor de vacinação de Unidades Básica de Saúde. Através da apresentação de aulas teórico-práticas e da utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho na sala de vacinação, pretende-se favorecer e discutir as experiências do cotidiano assistencial.
Dessa forma o profissional terá oportunidade de reconhecer e elaborar os diferentes elementos que envolvem a vacinação e influenciam de diversas maneiras, a relação com os usuários e funcionários que atuam na sala de vacina, e destes com o restante do serviço, bem como o resultado desta ação, que é a imunização.

3. Objetivo Específico
- Diferenciar vacina de soro;
- Distinguir as falsas, das verdadeiras contra-indicações para aplicação das vacinas;
- Manipular a rede de frio de Unidade Básica com segurança;
- Ser capaz de avaliar eventos adversos pós-vacinais;
- Manipular os Calendários Básicos de Vacinação de acordo com a necessidade de vacinação avaliada para cada usuário;
- Indicar os usuários com necessidade de vacinas especiais ao CRIE;
- Aprimorar técnicas de aplicação de vacina;
- Aprimorar as relações interpessoais no momento de vacinação.

4. Justificativa
O curso de Atualização em Imunização pretende aumentar a qualidade da prestação de assistência dos profissionais de saúde, favorecendo o atendimento competente aos usuários do SUS quanto a vacinação prevista no calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

5. Concepção Pedagógica
O curso ocorrerá baseado na metodologia sócio interacionista em que o sujeito concebe a aprendizagem como um fenômeno, que se realiza na interação com o outro, deflagrando vários processos internos de desenvolvimento mental. Nesse caso, o docente será o mediador das discursões entre os educandos sobre os seus conhecimentos e vivências e após trocas de experiências irão construir um novo conhecimento. Segue a linha freiriana partindo da problematização e construtivismo.

6. Sistema de Avaliação
Além da frequência mínima obrigatória (75% das aulas), a avaliação do Curso prevê realização de pré e pós teste, além de participação ativa nas aulas, considerando que curso pretende comprometer os discentes a serem profissionais compromissados com a vacinação dos usuários e população.

Conteudo não informado