Doutorado no Nordeste realiza formatura
Atualizado em 06/11/2013
No dia 12 de novembro, os 18 alunos do Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública (Dinter) na região Nordeste se formarão. Fruto de uma exitosa parceria entre a ENSP, as Universidades Federais da Paraíba e de Campina Grande e as Universidades Federal e Estadual de Alagoas, o Dinter teve início em 2009 e é considerado um programa de alta solidariedade acadêmica entre instituições. A participação da ENSP nesta formação teve como objetivo fortalecer o quadro de recursos humanos na região.
A turma terá a coordenadora Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs/ENSP), Maria Helena Barros como paraninfa e o pesquisador o pesquisador do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, André Pereira Neto como professor homenageado. A turma tem o nome de Soninha, homenagem referente feita à aluna Sonia Maria Souza Cavalcanti, que faleceu durante a processo de formação.
Uma das disciplinas oferecidas pelo curso, Direito e Saúde, sob a coordenação de Maria Helena, elaborou o livro Direito e saúde: cidadania e ética na construção de sujeitos sanitários. A publicação composta de 16 artigos com a participação de 38 autores foi lançada em 27 de outubro, durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas.