ENSP dá boas-vindas aos seus discentes

Atualizado em 05/03/2020

ENSP dá boas-vindas aos seus discentesCom o auditório lotado, a ENSP recebeu seus alunos para o início do ano letivo 2020. Pela primeira vez, a Escola realizou o acolhimento com todos os Programas de Pós-Graduação de forma conjunta. Além das informações básicas para a vivência dos alunos durante o ano na ENSP, o encontro ressaltou a importância da união, em especial no momento em que estamos vivendo perdas de direitos, violações e retrocessos no país. Durante a mesa, o diretor da Escola, Hermano Castro, lembrou Sergio Arouca, citando o documento lido na abertura na 8ª Conferência Nacional de Saúde (8ª CNS), em 1986, ressaltando que Democracia é Saúde.
 
Além de Hermano, compuseram a mesa a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, a vice-diretora de Ensino da ENSP, Lucia Dupret, bem como a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, Enirtes Caetano, o coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Pablo Dias Fortes, e a Coordenadora do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, Andréa Sobral, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Marly Cruz, a coordenadora do Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde, Elyne Engstrom , e a representante do Fórum dos Estudantes da ENSP, Elizabeth Leite Barbosa. 
 
Lucia Dupret falou sobre a importância do momento, da nova forma de acolhimento aos alunos e destacou o fato da Escola ser o berço do movimento sanitário brasileiro. “Somos uma Escola que defende a saúde, defende o SUS e luta contra o preconceito, seja ele qual for”, disse ela. Marly Cruz lembrou que o Programa de Saúde Pública é o maior programa de formação em saúde do Brasil. Ela pediu ainda que tanto os alunos novos como os antigos se unam: "Precisamos nos aproximar mais, especialmente em momentos difíceis como os que estamos passando”. 
 
Cristiani Vieira apontou o compromisso social da ENSP, tal qual o da Fiocruz como um todo e reafirmou que a instituição é contra o preconceito, a violência e a discriminação. Ela reforçou que em 2020 a Fiocruz completa 120 anos. Para tanto, acontecerão diversos eventos para celebrar a data e todos os alunos estão convidados. 
 
Em um segundo momento, os alunos receberam instruções gerais sobre questões acadêmicas, de vivência na ENSP e no campus Manguinhos, como locais de alimentação e biblioteca, do mesmo modo que também receberam orientação de segurança. O representante da Cruz Vermelha, Ricardo Laino, a chefe da Gestão Acadêmica da ENSP, Cecília Gomes Barreira, a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP, Jennifer Braathen, a chefe da Biblioteca de Saúde Pública, Glauce Pereira, e o chefe da Secretaria de Apoio a Cursos, Carlos Roberto Vicente compuseram a mesa. 
 
Por João Victor Chagas, sob supervisão de Isabela Schincariol
 
João Victor é estagiário de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.