Inscrições para curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial encerram nesta quinta-feira (1/7)

Atualizado em 02/06/2021

As inscrições para o curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial 2021 encerram nesta quinta-feira (1/07), até às 16h, horário de Brasília.

Saiba mais informações a seguir:

Objetivos do curso:

As inovações no campo da Saúde Mental trazem novas exigências para o profissional referentes ao cuidado dos usuários, aos serviços e à organização dos mesmos. Nesse sentido, é indispensável uma formação que traga um mínimo de recorte do campo da Saúde Pública/Saúde Coletiva, que possa formar profissionais dessa área, bem como uma formação teórica, prática e ética mais consistente e articulada no campo da Saúde Mental. Dentro dessa perspectiva, busca-se:

- Proporcionar informações ao aluno para que ele efetue uma análise histórica e crítica da constituição dos saberes e práticas psiquiátricas;

- Oferecer elementos para que o aluno possa analisar e contextualizar a Saúde Mental e a Saúde Coletiva no Brasil;

- Possibilitar que o aluno possa operar com os diferentes conceitos na reflexão e na análise de distintas instituições no contexto atual da sociedade brasileira;

- Proporcionar ao aluno informações e elementos para que possa analisar e refletir a Saúde Mental a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica e Saúde Coletiva;

- Possibilitar que o aluno possa identificar necessidades territoriais, planejar, organizar e executar ações e projetos de Saúde Mental no âmbito da Saúde Coletiva, a partir dos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica;

- Possibilitar que o aluno possa identificar necessidades dos usuários, planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de reabilitação e ressocialização, a partir dos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica.

Perfil do candidato:

Profissionais graduados que atuem no campo da Saúde, Saúde Mental e Atenção Psicossocial; e profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou tenham interesse.

Descrição do curso: 

Utilizando-se não apenas de aulas expositivas, mas de discussões, seminários, debates sobre filmes e vídeos da área da saúde mental, entre outros que trazem para o campo importantes contribuições, o curso procura oferecer um espaço mais dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da Saúde Pública e, sobretudo, da Saúde Mental.    

Ao concluir o curso, deseja-se que o aluno possa identificar necessidades territoriais, planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de atenção psicossocial a partir dos paradigmas propostos pelo SUS e a Reforma Psiquiátrica.

Vagas:

São ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas, sendo 20 (vinte) para candidatos de ampla concorrência e 05 (cinco) para ações afirmativas.