ENSP abre chamada para Programa de Mobilidade Internacional com Universidade NOVA de Lisboa
Atualizado em 26/10/2021
O financiamento inclui um valor de EUR 820,00, para a aquisição de passagem aérea; e sete diárias no valor de EUR 180,00 cada, para a cobertura das despesas de alojamento, alimentação e deslocamento terrestre durante a estada. O período de estada deve acontecer entre os meses de fevereiro e julho de 2022.
Sobre o Programa de Mobilidade de Crédito Internacional
Há quase 30 anos, a Comunidade Europeia financia o programa Erasmus, que já permitiu a mais de três milhões de estudantes europeus passarem parte dos seus estudos em outra Instituição de Ensino Superior (IES) de um país colaborador com o programa.
A Mobilidade de Crédito Internacional, uma das modalidades financiadas no âmbito deste programa, pode ser definida como um período limitado de estudo ou formação no estrangeiro (no âmbito de estudos ou acordos de cooperação contínuos em instituição de origem) para obtenção de créditos. No caso de estudantes, após a fase de mobilidade, os alunos retornam à sua instituição de origem, onde os créditos são reconhecidos e concluem os estudos. Desde 2015, o Erasmus + financia o programa de Mobilidade de Crédito Internacional.
Diante disso, o programa de Mobilidade de Crédito Internacional (ICM) oferece oportunidades para alunos e profissionais (staff) de instituições sediadas em outras partes do mundo. Sob o ICM, uma Instituição de Ensino Superior (IES) em um País Parceiro pode enviar seus alunos ou profissionais a uma IES parceira, em um País do Programa (Europa) e vice-versa.
Para esta chamada, a mobilidade internacional de alunos e profissionais está aberta a participantes de uma IES em Países Parceiros, para os quais foi celebrado um acordo interinstitucional com a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA).
Nesta edição 2019-2022, estão elegíveis instituições com as quais a NOVA assinou acordos de cooperação nos seguintes países: Albânia, Argélia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Colômbia, Egito, Israel, Japão, Cazaquistão, Quênia, Kosovo, Montenegro , Marrocos, Namíbia, Palestina, Paquistão, Rússia, São Tomé e Príncipe, Sérvia, Tunísia e EUA.