Dia Internacional dos Estudantes: data homenageia os buscadores de conhecimento

Atualizado em 17/11/2021

Hoje, 17 de novembro, é celebrado o Dia Internacional do Estudantes, data estabelecida pelo Conselho Internacional dos Estudantes em homenagem a memória e bravura de um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutaram contra as tropas nazistas – onde vários foram assassinados ou levados para campos de concentração e sofreram com as torturas do Holocausto – durante a Segunda Guerra Mundial. A ENSP, que atua de maneira protagonista na formação de quadros para o Sistema Único de Saúde brasileiro, parabeniza todos os estudantes pelo seu dia.

O ensino está no cerne da missão institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). É o espaço estratégico de diálogo com a sociedade, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Ciência e Tecnologia (C&T), seja através dos cursos de lato sensu e de qualificação profissional em saúde, seja através de seus programas de pós-graduação stricto sensu. Para marcar a data, o Informe ENSP  destaca os depoimentos da vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano Prates Melo, e o representante do Fórum de Estudantes  Jairly Guimarães Simplicio. Confira.

‘’Para a ENSP, instituição nacional de ciência, pesquisa e ensino, esta é uma data especial, marcada pelos desafios múltiplos e complexos impostos pela pandemia. Saudamos a todos os alunos e ex-alunos que mantém conosco extensa rede colaborativa, organizada graças à grande diversidade e complexidade do campo educacional na Fiocruz.’’, declara a vice-diretora de Ensino e do representante dos alunos da ENSP, Enirtes Caetano Prates Melo.

No mês de março de 2020, em decorrência das condições impostas pela instalação da pandemia da Covid-19, a Escola suspendeu todas as atividades presenciais de ensino. Ainda no mês de abril, foram formados grupos de trabalho, organizados segundo modalidades e eixos temáticos, para definição de propostas para o Ensino Remoto Emergencial. "Após pouco mais de 20 meses, é possível computar o êxito de um projeto que contou com ampla participação do corpo discente e docente. Estudantes de todo o Brasil atenderam às chamadas dos processos seletivos remotos e mantiveram-se comprometidos com a reestruturação de atividades educacionais. Os Cursos e Programas abriram vagas para alunos de vários estados. A autonomia e o protagonismo dos estudantes é valorizada, tornando-se assim agentes ativos do seu próprio conhecimento", completou a vice-diretora.

‘’Conhecer a origem e o significado social, civilizatório e histórico do 17 de novembro, como Dia dos Estudantes nos põe diante do valor e da potência que a práxis do estudante evoca: o compromisso com o esclarecimento, com a reflexão aberta e crítica acerca dos processos em que a humanidade está imersa e inscrita, para transformá-los, tornando-os mais justos e equânimes. Desde os albores da existência humana o estudante é aquele que se dedica regularmente à aquisição de alguma habilidade ou conhecimento. Era, então, conhecido como um discípulo de um mestre, cujos conhecimentos e ética procurava apreender e aplicar-viver.’’, salienta o Mestre e Doutorando da PPGBIOS- ENSP/Fiocruz, Jairly Guimarães Simplicio.

A ENSP está se preparando para o retorno às atividades de ensino de forma presencial em 2022. Este novo momento exigirá grandes adaptações no cotidiano acadêmico, uma vez que a pandemia permanece em curso. "A ciência pauta as decisões e a solidariedade as conecta. A colaboração dos estudantes neste desafio é de extrema importância", disse Enirtes.