Inscrições abertas para curso sobre princípios e práticas da Vigilância em Saúde
Atualizado em 16/08/2022
+ Acesse o edital do curso e confira como participar.
O curso possui carga horária total de 80 horas e será ofertado de maneira presencial, as segundas e quintas, na ENSP, das 9 às 12 horas. O início do curso será em 3 de outubro e o término em 21 de novembro. Para se inscrever o candidato deve acessar www.sigaeps.fiocruz.br e navegar através do seguinte passo a passo: Inscrição > Instituição: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca > Curso: Princípios e Práticas de Vigilância em Saúde.
Nesta formação continuada o profissional vai conhecer os conceitos e fundamentos da Vigilância em Saúde e sua evolução na história e as lições dos grandes programas de erradicação de doenças. Além de reconhecer os diferentes tipos de Sistemas de Vigilância e aprender a planejar, executar e avaliar uma investigação epidemiológica de campo. Por fim, conhecerá os métodos utilizados na avaliação de sistemas de Vigilância em Saúde e os sistemas de informação da Vigilância em Saúde.
Vigilância em Saúde: ampliação da oferta para alcançar mais profissionais de saúde
O curso de Vigilância em Saúde é oferecido tradicionalmente no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Saúde Pública da ENSP aos futuros doutores. Este ano ele foi adaptado para alcançar os profissionais de saúde de nível técnico. O intuito é que esses profissionais conheçam novos conceitos e experiências da Vigilância em Saúde.
A expectativa para a turma de 2022, segundo a coordenação do curso, é receber o maior número possível de profissionais de saúde de nível técnico, principalmente aqueles que atuam nas comunidades do entorno da Fiocruz, no território de Manguinhos. O curso é coordenado pelos pesquisadores do Departamento de Epidemiologia da ENSP, Fernando Verani e Célia Regina de Andrade.
A formação continuada é organizada pelo Demqs/ENSP e conta com a colaboração de docentes do Departamento de Endemias e do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador da Escola. A ampliação de sua oferta é uma estratégia para promover a popularização da ciência, com a inclusão dos profissionais de nível médio, que terão conhecimento de importantes conceitos da vigilância epidemiológica e poderão se atualizar.