Priorização do Lato Sensu e Qualificação Profissional: seminário começa com resgate histórico e visão de futuro

Atualizado em 18/10/2022

A proximidade do lato sensu e da qualificação profissional com o mercado de trabalho e a função fundamental dessa formação para o SUS e para a sociedade foram o mote principal das primeiras discussões do seminário Fortalecimento do ensino LSQP em tempos de crises e transformações. O evento, iniciado nesta terça-feira (18/10), é promovido pelo Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). “A formação é pilar fundamental da saúde, do SUS e da sociedade brasileira”, sintetizou a chefe do Daps/ENSP, Mariana Albuquerque.

Também presente na mesa de abertura, a vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias de Lima, afirmou que o evento inova não só ao olhar para o aprendizado e para a história do desenvolvimento dos cursos de lato sensu e qualificação profissional no Daps. “É inovador também pela ousadia de lançar luz sobre as propostas de futuro, olhando para as necessidades de formação que se apresentam hoje na sociedade, ampliando o diálogo com instituições parceiras, acadêmico-científicas, mas também com representantes de organizações e movimentos sociais que atuam para a melhoria do SUS e das condições de vida e de saúde da população”, avaliou Luciana.



Coordenadora do Stricto Sensu, da Vice-Direção de Ensino da Ensp/Fiocruz, Joviana Avanci destacou a importância do seminário para a Escola numa época crítica e de mudanças profundas, como a pandemia: “em momentos de crise, os cursos que se caracterizam pela qualificação profissional apresentam características diferentes justamente por terem uma interface muito grande com o mundo do trabalho. Os cursos propiciam atualização de temas. Precisamos discutir para fortalecer as iniciativas que já existem e também as novas”. 

Ainda na abertura, o coordenador de Lato Sensu da Vice-Direção de Ensino da Ensp/Fiocruz, Gideon Borges, afirmou que os temas a serem debatidos ao longo do seminário não apenas convergem com o projeto Integra Educação, em vigência na ENSP, como também serve para alimenta-lo. “Tradição e inovação, internacionalização, mudanças no mundo do trabalho, na formação e na gestão são temas que interessam à Escola como um todo. A importância dos temas extrapola os limites do Daps e da própria ENSP, porque são para pensar a formação LSQP em termos contemporâneos no âmbito da saúde coletiva”, explicou.

Já a coordenadora do Lato Sensu e pesquisadora do Daps/Ensp/Fiocruz, Roberta Gondim, destacou a relação entre formação em saúde e cidadania: “O lato sensu é parte extremamente importante, até mesmo um fundante desta casa. A ENSP se funda na vertente da formação para o campo do exercício da saúde pública, da saúde coletiva, tendo como foco os seus profissionais, que é quem faz acontecer o SUS. Para nós, fortalecer o lato sensu significa apoiar o fortalecimento do SUS. É o que nós queremos e, assim, também fortalecer a cidadania, que deve ser plural, diversa e abrangente”.



Tradição e inovação: um resgate histórico

Como introdução e ponto de partida para as próximas mesas, as pesquisadoras do departamento Adelyne Pereira e Maria Helena Mendonça fizeram um resgate histórico do ensino na Escola durante a apresentação “Tradição e inovação no papel do Daps/ENSP/Fiocruz na formação em lato sensu e qualificação profissional”. Elas mostraram parte dos resultados de uma pesquisa ainda em andamento e que abrange até mesmo os primeiros anos da longa trajetória do lato senso e da qualificação profissional no Daps. 

Em suas considerações finais, apresentaram os seguintes desafios nesse campo: 

  • Acompanhar o fluxo de demandas do público a ser formado, equilibrando a oferta entre a procura espontânea e a induzida pelos órgãos públicos em suas novas e abrangentes funções decorrentes da formulação de políticas públicas (equilíbrio entre cursos abertos e fechados); 
  • Formular propostas competitivas e atuar proativamente na busca por recursos financeiros;
  • Propor novas modalidades de oferta consoantes com a perspectiva de curso remoto, com adequada formação docente em multimeios;
  • Considerar, em face da precarização do trabalho, as barreiras atuais para liberação de profissionais de carreira ou não para capacitação, e pensar novos formatos mais dinâmicos e específicos;
  • Oferecer condições de acesso à internet gratuita, a material didático e à participação nas aulas e
  • Superar as dificuldades de avaliação na conclusão formativa, em especial no que se refere ao TCC.
Já as perspectivas listadas apontam para uma aliança entre tradição e inovação: 

  • Ampliar a oferta de cursos partir do acúmulo do DAPS em alguns temas, em parceria e diálogo com outros departamentos, outras instituições e com a sociedade e
  • Desenvolver capacidades para atuar em novas áreas/temas a partir de diálogos com parceiros e com a sociedade.
À tarde, foi realizada a primeira mesa do seminário, que teve como tema “Desafios e oportunidades para a internacionalização do ensino em saúde coletiva: a especificidade da formação em nível de lato sensu”. A segunda mesa será nesta quarta-feira, 19 de outubro, às 9h, com o tema “Mundo em transformação, sentidos e estratégias da formação em saúde”. No mesmo dia, às 14h, haverá uma roda de conversa intitulada “Formação em saúde: ampliando o diálogo com a sociedade e novas estratégias de ensino”. O encerramento da série de debates será no dia 26 de outubro, às 9h, com a mesa “Desafios da formação lato sensu em saúde diante das transformações do mercado de trabalho e da política, do planejamento e da gestão do SUS”. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube.

Confira mais detalhes da programação:

19/10, às 9h: Mesa 2
Coordenação: Lilian Miranda, Pesquisadora do Daps/ENSP/Fiocruz

Palestrantes
Mariana Arantes Nasser, Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Débora Noal, Coordenadora do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Emergências em Saúde Pública da Fiocruz Brasília
Miriam Ventura da Silva, Professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (lesc/UFRJ)
Laura Feuerwerker, Professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP)

19/10, às 14h: Roda de Conversa
Coordenação: Roberta Gondim, Pesquisadora do Daps/ENSP/Fiocruz

Participantes
Livia Mello, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Itamar Silva, Grupo ECO - Santa Marta
Biancka Fernandes, Instituto Nacional de Infectologia/Fiocruz e Movimento LGBTQIA+
Cinthya Pereira Freitas, Associação dos Deficientes Visuais do Estado-RJ
Altamira Simões, Conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

26/10, às 9h: Mesa 3
Coordenação: Marcia Teixeira, Pesquisadora do Daps/ENSP/Fiocruz

Palestrantes
Renata Dutra, Professora da Universidade de Brasília (UNB) e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet)
Alexandre Vasilenskas, Conselho Regional de Psicologia
Haroldo Pontes, Assessor técnico e coordenador da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Conass

Outros eventos anunciados

Durante sua fala na abertura do seminário Fortalecimento do ensino LSQP em tempos de crises e transformações, o coordenador de Lato Sensu da Vice-Direção de Ensino da Ensp/Fiocruz, Gideon Borges, anunciou três atividades ligadas ao tema que estão sendo preparadas. A primeira delas é uma jornada pedagógica dos cursos LSQP com previsão de ser realizada em março de 2023. O objetivo é discutir com a sociedade e com a própria escola o que os cursos têm proporcionado para os serviços. A expectativa é que o evento comece a receber trabalhos no fim deste mês de outubro. 

As outras atividades são uma oficina de literatura e de escrita voltada para os alunos do LSQP e um encontro com os professores para discutir a formação na perspectiva do projeto político e pedagógico da Escola, o que deve ser realizado em meados de novembro.

A abertura e a primeira apresentação já estão disponíveis no canal da Ensp no Youtube: