Vice-Direção de Ensino da ENSP promove oficina de formação e homenageia docentes aposentados

Atualizado em 13/12/2022

Por Tatiane Vargas

A Vice-Direção de Ensino (VDE) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu na ultima quinta-feira, 8 de dezembro, uma oficina de formação docente com objetivo de estruturar e pactuar entre professores do Lato Sensu e da Qualificação Profissional uma agenda para a formação docente na Escola, considerando os eixos do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). O momento foi marcado por uma bela homenagem aos docentes que se aposentaram nos últimos anos.

O diretor da ENSP, Marco Menezes, presente na abertura da atividade, destacou o momento importante pelo qual o país está passando e, neste contexto, ressaltou a importância da Escola estar discutindo a formação docente e seu Projeto Político Pedagógico. “Esse é um momento de chamamento histórico para a reconstrução de projetos nas áreas da educação e da saúde. É a hora de recuperar e fortalecer a democracia como questão central”, reforçou. 

Menezes relembrou que o país passou por seis anos de retrocessos e cortes na saúde e na educação e que ainda neste final de ano enfrenta os cortes orçamentários que incidem principalmente sobre o Ministério da Educação, a Capes e instituições de ensino e de pesquisa, incluindo a Fiocruz, que colocam em risco o pagamento de bolsas de pós-graduação e outras despesas essenciais. A Fiocruz se posicionou sobre os cortes orçamentários, em uma nota assinada por seu Conselho Deliberativo. A nota conclama que os cortes sejam suspensos e que haja recomposição imediata do orçamento, para que as áreas de educação, de ciência e de saúde não sejam ainda mais prejudicadas.  

Para o diretor da ENSP, este é o momento de juntar esforços e buscar caminhos contra o que esta acontecendo em nosso país. “Temos a chegada do novo governo, com uma nova visão que inclui a luta pela desigualdade, contra a fome e a pobreza. A pauta desta oficina é fundamental neste momento de reconstrução, pois estamos falando com as pessoas que fazem parte desta história. Estamos discutindo a formação, neste momento tão oportuno, com aqueles que contribuíram e contribuem com o papel fundamental que a ENSP e a Fiocruz tem com a saúde dos brasileiros”, celebrou Menezes, homenageando os docentes aposentados presentes.

Marco Menezes, diretor da ENSP, falando sobre a formação docente. 

Por fim, Marco destacou que no âmbito da formação, essa oficina se soma a um conjunto de outros eventos já realizados - entre eles o Congresso Interno; o aniversário de 68 anos da ENSP; a oficina de formação docente em contexto de crise sanitária, realizada no Pré-Abrascão 2022; o seminário sobre fortalecimento do ensino LSQP em tempos de crises e transformações, realizado pelo Daps/ENSP; a Oficina Mais Meninas e Mulheres na Ciência; além de toda a participação da ENSP no Abrascão 2022, - que fazem parte da construção de uma grande agenda de formação. Para ele, esses eventos marcam e consolidam a formação docente e o Projeto Político Pedagógico da ENSP. O diretor encerrou sua fala reforçando a importância do diálogo com a sociedade e da construção conjunta, fortalecendo a divulgação científica e a popularização da ciência. 

A Vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano, também celebrou o momento de alegria. “Este é um momento muito especial, de reencontros, que marca nosso compromisso, nossos valores e nosso DNA da saúde coletiva, da luta pelo SUS e pela democracia. Estamos aqui celebrando a vida desta Escola e das vidas aqui presentes”, comemorou emocionada. Enirtes fez uma homenagem aos presentes citando partes da poesia ‘Oração ao Tempo’, de Caetano Veloso, trazendo algumas reflexões sobre a educação. Para ela, educação é capacidade de transformar o mundo. “Essa Escola produz no outro o desejo de transformar, vai muito além de formar profissionais”, refletiu ela.  

A Vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano, destacando a emoção do momento de reencontros. 

Após a abertura da oficina de formação docente, foi realizada a homenagem da ENSP pela contribuição docente na formação em saúde coletiva. Na ocasião os chefes de departamentos homenagearam os servidores aposentados. Confira a galeria de fotos ao final da matéria.

Paulo Amarante, pesquisador emérito da ENSP, recebendo sua homenagem

O que nos afeta como docente? Roda de Conversa reúne docentes ativos e aposentados 

A oficina de formação docente buscou fazer um resgate histórico do projeto político-pedagógico da ENSP e contou com a participação expressiva dos pesquisadores e professores ativos e aposentados. A conversa entre os presentes buscou integrar os elementos teóricos articulados com a experiência docente, com a perspectiva de atualização do PPP da ENSP. Na ocasião o coordenador de Lato Sensu da Vice-direção de Ensino da ENSP, Gideon Borges fez uma breve apresentação sobre histórico do Projeto Político Pedagógico da Escola e do processo da oficina.


Coordenador de Lato Sensu da Vice-direção de Ensino da ENSP, Gideon Borges, falando sobre o PPP/ENSP.

As questões geradoras para o debate como os professores presentes foram: O que nos afeta como docente? Qual proposta de formação desejamos para ENSP no âmbito do LSPQ em saúde coletiva? Que programa de formação docente pode contribuir para concretizar o projeto de formação em saúde coletiva que desejamos? O debate buscou propor uma agenda para consolidação de uma proposta de formação docente em Saúde Pública na ENSP. 

A Roda de Conversa foi mediada por Gideon Borges, e contou a participação da pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Wargas, que já foi Vice-diretora de Ensino da ENSP. A atividade foi aberta a participação de todos, que puderam colocar seus pontos de vista sobre o processo de formação na Escola. Na parte da tarde foi realizada uma atividade em grupo e posteriormente uma plenária com a pactuação de uma agenda pós-oficina. 

Pesquisadores da ENSP participando ativamente da oficina de formação docente. 

Confira, abaixo, a galeria com todas as fotos da oficina.