Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal está com inscrições abertas

Atualizado em 12/01/2023

Estão abertas as inscrições da seleção de estudantes para o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade. O prazo para se candidatar a uma vaga na próxima turma é 31 de janeiro. Serão ofertadas 990 vagas. O curso de Qualificação Profissional em nível de Formação Continuada na modalidade de educação à distância foi concebido no contexto da redução da mortalidade materna, infantil e fetal como uma das metas prioritárias pactuadas entre as diferentes esferas de governo, assim como pela necessidade de ampliar a atuação em comitês de mortalidade.

Os candidatos deverão ter formação de nível médio ou superior e experiência em uma das seguintes atividades: 1) Vigilância do óbito materno, infantil e fetal no âmbito de estados, regiões, municípios e de hospitais/maternidades de referência para os estados; 2) comitês de mortalidade materna, infantil e fetal no âmbito de estados, regiões, municípios, hospitais/maternidades de referência para os estados. Pelo menos 70% das vagas se destinam a candidatos indicados pelas secretarias de saúde dos estados, representada pela área responsável pela política de saúde das mulheres em articulação com a política de saúde da criança, política de vigilância em saúde e política hospitalar. Serão ofertadas vagas à livre demanda ocupando 30% das vagas. A indicação dos estados deve considerar o local de atuação desses profissionais, conforme descrito acima.

Faça aqui sua inscrição

Para esclarecimentos de dúvidas, basta entrar em contato com a coordenação do curso, pelo e-mail vomif.2022@gmail.com.

Confira o edital

Confira o material didático do curso aqui e conheça os resultados dos cinco cursos ofertados entre 2013 e 2015. O curso é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde, representados pela equipe de coordenação nacional nas pessoas de Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt, Mayumi Duarte Wakimoto e Marcos Augusto Bastos Dias.