Novos painéis nas salas de aula da ENSP reforçam princípios político-pedagógicos da Escola

Atualizado em 06/04/2023

As salas de aula da ENSP estão de cara nova! Desde segunda-feira (3/4), os alunos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) estão sendo recebidos em ambientes mais aconchegantes e inspiradores. Por iniciativa da Vice-direção de Ensino (VDE), painéis com dizeres que representam os valores institucionais da instituição foram instalados nos fundos das salas do quarto andar. São os princípios do projeto político-pedagógico da instituição fixados nas salas de aula! São seis painéis: Saúde e equidade, Território e vida, Diversidade e inclusão, Sustentabilidade e inovação, Democracia e sociedade, Diálogo e participação. 

Adriana Mendoza Ruiz, Lilian Miranda e Luciana Dias de Lima, que da disciplina ‘Política, sistemas e serviços de saúde’, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, disseram que foi uma enorme felicidade chegar à Escola e ver os painéis fixados nos fundos das salas de aula. “São painéis que lembram os princípios e valores que norteiam a nossa prática profissional e o projeto político-pedagógico da ENSP”, disseram. Coordenadora do seminário de doutorado, a pesquisadora Gisele O’Dwyer também se disse muito feliz: “painel bonito e colorido, ficamos num ambiente mais gostoso”.

Alunos relataram que ver imagens como as da Fiocruz, com o castelo Mourisco e a estátua do Sergio Arouca, é inspirador. Aluna de mestrado acadêmico, Camila Ataíde afirmou que considera “interessante o investimento que a instituição faz na promoção de equidade e acessibilidade”.

A vice-diretora de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, a pesquisadora Fátima Rocha também aprovou a intervenção nos espaços. “Especificamente o painel ‘Território e vida’ inspira a gente a pensar na Escola como um processo de criação e recriação permanente de valores. Ideias que têm a ver com o sentido que a formação tem para nós, de novos desafios, de novos olhares, de poder trabalhar realmente no que a Escola tem como espinha dorsal, que são as possibilidades de interdisciplinaridade na construção do conhecimento”, comentou.

Coordenador do Programa Acadêmico de Saúde Pública, Rondineli Mendes afirma que os cartazes representam valores do SUS que são também defendidos pela Fiocruz e reforçados na ENSP junto ao corpo discente, como saúde, equidade e participação. “São elementos éticos importantes que estruturam nosso programa, a ENSP, a Fiocruz e a nossa vida. Que a gente pode carregar sempre essa mensagem conosco: saúde e equidade”.


Confira fotos de todas as salas adesivadas na galeria abaixo!