ENSP promove oficina sobre desafios e ofertas do Lato Sensu
Atualizado em 09/05/2023
A Vice-Direção de Ensino da (VDE/ENSP) promoverá, nos dias 10 e 11 de maio, no edifício sede da Fiotec, a oficina O Ensino - Lato Sensu da ENSP – desafios e ofertas. O objetivo é discutir diretrizes e perspectivas para a gestão da educação e áreas estratégicas de formação no âmbito do lato sensu e de qualificação profissional da Escola.
A oficina reunirá a Vice-Direção de Ensino e seus representantes, os coordenadores de Ensino de cada departamento e centro, assim como profissionais lotados na ENSP que atuam como professores nos cursos regulares ou nos cursos organizados em parceria institucional de lato sensu ou de qualificação profissional.
O evento contará com a presença de representantes da Coordenação Geral de Educação da Fiocruz, da Vice-direção de Escola de Governo em Saúde e da Vice-direção de Pesquisa e Inovação.
Confira, abaixo, a programação completa do evento:
Dia 10/05
8h30min - Acolhimento dos participantes
9h15min – Abertura – Gideon Borges
9h30min - Cenário – O que somos?
Moderador: Gideon Borges
• Panorama da Educação dos Cursos Lato Sensu, de Qualificação Profissional e EAD na Fiocruz - Isabella Delgado
• Desafios da Educação em Saúde - um projeto do passado e um caminho para o futuro - Enirtes Caetano
• O Ensp em Movimento: a trajetória de um Programa de formação - Tânia Celeste
• Pespectivas para a cooperação no campo da formação em rede - Eduardo Melo
11h-12h: Debate
12h - Intervalo para o almoço
13h30min - Onde estamos?
Moderadora: Ana Paula Fialho
• A oferta de cursos lato sensu e de qualificação profissional da ENSP – um panorama dos últimos 15 anos - Gideon Borges
• Arranjos e inovação nos processos formativos em saúde - Mauricio De Seta
15h: Debate
16h - Encerramento
Dia 11/05 - Para onde vamos?
8h30min - Acolhimento dos participantes
9h – Preparação para o trabalho em grupo
Trabalhos de Grupo
12h - Intervalo para o almoço
13h30min: Plenária e encaminhamentos.
Encaminhamentos esperados:
1. Organização curricular, constataram-se diferentes estruturas (módulos, eixos, ciclos), com trabalho pedagógico promotor de experiências integradoras consistentemente transversais
2. Reflexão sobre um programa de formação capaz de reunir atividades de formação em torno de determinados princípios e diretrizes que articulem os saberes da experiência, da prática, da técnica e da ciência.
3. Lista de Módulos comuns a vários cursos. indicação de temas e cursos, por blocos de prioridade
4. Criação de espaços de articulação, interinstitucional e intersetorial
Encerramento
Responsável pelo registro/relatório dos aspectos críticos apontados