ENSP realizará Curso de Sensibilização em Biossegurança para Guias de Turismo
Atualizado em 25/05/2023
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará no dias 26 e 27 de junho, o Curso de Sensibilização em Biossegurança para Guias de Turismo. A formação é ofertada pelo Núcleo de Biossegurança, vinculado a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP) e tem por objetivo sensibilizar guias de turismo com atuação portuária - vinculados à Associação dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro - sobre aspectos da Biossegurança de relevância para a prática profissional.
As inscrições estão abertas até 15 de junho e os interessados devem se inscrever através do formulário eletrônico. No momento do preenchimento do formulário o candidato deve anexar o documento de identidade digitalizado (frente e verso em um único arquivo), em formato Pdf. O curso é direcionado apenas aos guias de turismo vinculados a AGT-RJ.
A relação dos candidatos selecionados será publicada no site do Nubio/ENSP e da Associação de Guias de Turismo do Rio de Janeiro, em 19 de junho.
Importância da formação em Biossegurança
A formação é coordenada pelo pesquisador do Nubio/ENSP, Fábio de Vasconcellos Fontes. Segundo ele, em termos de controle do risco biológico, a observação da Biossegurança é essencial nos laboratórios e no trabalho de campo para possibilitar a segurança dos trabalhadores.
“Os procedimentos de Biossegurança devem estar nas prioridades das atividades em geral. Sendo assim, quanto maior a disseminação da informação, menor o risco de espalhamento de um novo vírus”, alertou o coordenador.
Fabio destacou ainda, que a Biossegurança, abrange questões advindas da Bioética, da Biotecnologia, da Biosseguridade, da Biodefesa e da Biodiversidade, para analisar contextos de risco e propor ações baseadas no princípio da precaução e da prevenção.
De acordo com ele, a proposta do curso é cumprir um papel social e técnico, entendendo a Fiocruz com parte do Complexo Econômico Industrial de Saúde (CEIS) brasileiro. “Desta forma, o Curso de Sensibilização em Biossegurança é voltado para os mais diversos trabalhadores, entendendo que todas as áreas e núcleos de trabalho são prioridade para a gestão do conhecimento”, ressaltou.
Neste momento, a equipe do Nubio/ENSP está se dividindo e ofertando o Curso de Sensibilização em Biossegurança apenas para os guias de turismo da AGT-RJ.
“A Biossegurança constitui um assunto estratégico no âmbito da política de recursos humanos do Ministério da Saúde e a responsabilidade de formar competências entre profissionais de áreas multidisciplinares foi confiada à Fiocruz. Desta forma, a parceria visa contribuir com jornada profissional dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, tão importantes na gestão de desastres”, finalizou o coordenador.