Semana de Abertura do Ano Letivo ENSP 2024: recepção dos novos alunos marca primeiro dia de atividades

Atualizado em 05/03/2024

Por João Guilherme Tuasco*

Nesta segunda-feira, 4 de março, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu os novos estudantes da instituição. Pela manhã, os alunos participaram de um café da manhã e, em seguida, assistiram à mesa de abertura do ano letivo. Estiveram presentes na mesa, o diretor da ENSP, Marco Menezes; a vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano; a coordenadora geral da modalidade stricto sensu, Joviana Avanci; o coordenador geral da modalidade lato sensu, Gideon Borges; o coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação à distância, Maurício de Seta; e os representantes discentes da Associação de Pós-Graduandos (APG), Léa Amaral e Bruno Dias. Na cerimônia, os palestrantes apresentaram a estrutura de ensino da Escola, destacaram desafios e desejaram boas-vindas a todos. 


O diretor da ENSP, Marco Menezes, afirmou que é uma alegria enorme receber os discentes e traçou um panorama do contexto atual, falando dos avanços nas políticas públicas de inclusão, nas políticas sociais e no Sistema Único de Saúde. “Espero que se sintam acolhidos e à vontade para recorrer a nós quando precisarem”, pontuou. Atualmente, segundo ele, estamos em um momento complexo no qual o governo traz novos desafios, o que direciona a responsabilidade de lidar com eles para a Escola. “Quem está chegando poderá nos ajudar a construir os 70 anos da ENSP, anos de muita luta e de compromisso com a Reforma Sanitária brasileira.” 

Marco também ressaltou a proximidade da abertura com o Dia Internacional da Mulher. “Queria iniciar cumprimentando todas as mulheres porque a gente está iniciando o mês de março e teremos um grande debate nessa sexta-feira, que marca o dia internacional da luta das mulheres. A gente sabe que esse dia é construído todo dia e toda a hora, então queria parabenizar todas vocês pelos avanços que promovem na sociedade e tantos outros que a gente ainda precisa. Essa luta não é só dia oito, é todo dia. Estamos juntos”, enfatizou. 

Ensino transformador 

A ligação da Escola com a luta pelos direitos sociais também foi comentada pela vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano. “Nosso compromisso está na redução das desigualdades na saúde, na ciência, na educação, na articulação entre pesquisa, ensino e divulgação científica, e na cooperação em redes”, afirmou. Com o olhar atento para as questões da sociedade, a formação de sanitarista é enriquecedora. O coordenador geral do Lato Sensu, Gideon Borges, que veio da área da educação, aprendeu tudo o que sabe sobre saúde na ENSP. Segundo ele, se os alunos se entregarem ao que lhes é oferecido, eles mudarão. “Vocês serão outras pessoas e, de fato, encarnarão o sentido estrito da palavra formar, que não é acumular conhecimento, mas é deslocar-se". 

O olhar social se une a qualidade nos programas de pós-graduação, que têm avaliações excelentes na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Mestrado Profissional em Saúde Pública e o de Epidemiologia em Saúde Pública, por exemplo, receberam nota máxima, 5. Nos cursos stricto sensu, a ENSP já formou mais de cinco mil alunos e, a cada ano, recebe aproximadamente 100 alunos novos. “É um número bastante significativo em termos de demanda de produção de conhecimento, de ofertas educacionais”, ressalta Joviana Avanci, coordenadora geral da modalidade Stricto Sensu.  

Os alunos têm a oportunidade de realizar intercâmbios, frutos de acordos de cooperação internacionais, para dezoito países do Caribe, Europa, América Latina e África. Mas a atenção para as demandas nacionais continua: existem turmas em Brasília e Manaus. Para Gideon Borges, coordenador geral do Lato Sensu, a abrangência nacional é “uma característica da qual a Escola reafirma e sempre persegue”. Buscando capacitar o maior número de pessoas no território brasileiro, a ENSP oferece cursos em rede com outras instituições e também no formato de Educação à Distância (EAD). O curso de aperfeiçoamento docentes de aprendizagem (multiplicadores) para as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (eMulti), por exemplo, oferece 6 mil vagas à distância.  

Para manter a qualidade do EAD, a Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação à Distância da ENSP trabalha buscando as melhores soluções tecnológicas há 25 anos. A coordenação também auxilia com questões de acessibilidade e apresentou, em vídeo, tecnologias acessíveis disponíveis para uso dos alunos. No filme, uma integrante da CDEAD afirmou que “a inclusão é um processo que se faz junto. Você agora faz parte da ENSP e pode ajudar nesse processo de inclusão”. 

Participação discente 

Em sua fala, o diretor Marco Menezes ressaltou a importância da inclusão e da presença dos estudantes nos processos decisórios. “A participação de vocês é fundamental. É um desafio nosso cotidiano”, pontua. O reconhecimento dos ideais democráticos na Escola também faz parte do desenvolvimento educacional, coordenado por Maurício de Seta. “Estivemos a poucos anos atrás com o risco de perder a democracia e, por isso, estamos fazendo de tudo para recuperá-la, inclusive nos espaços aqui dentro. A gente vem fortalecendo essas ideias dentro da casa”, afirma o coordenador. Bruno Dias, da Associação de Pós-Graduandos (APG), destacou que espera que tenha representatividade. “Cada vez mais mulheres, população LGBT, pessoas negras e outras identidades étnicas, de outras formas de ver, de ser, de se estar na sociedade ocupem esses espaços.” 

Representantes discentes da Associação de Pós-Graduandos (APG), Léa Amaral e Bruno Dias, durante a mesa de recepção dos novos alunos. 

A representação estudantil é um espaço de interlocução que fortalece o diálogo entre os alunos e a Vice-Direção de Ensino. Segundo Léa Amaral, discente da ENSP e integrante da APG, a representação existe para apoiá-los, inspirá-los e celebrar as conquistas ao longo do caminho. “Em nome de toda a comunidade acadêmica, desejo a cada um de vocês um semestre repleto de aprendizado, crescimento e sucesso. Que essa jornada seja gratificante, transformadora e inspiradora para todos nós. Estamos ansiosos para testemunhar o potencial que cada um traz consigo. Bem-vindos e boa sorte a todos vocês”.    

Apoio acadêmico  

A vice-diretora de Ensino, Enirtes Caetano, instruiu os novos alunos sobre o guia de orientações aos discentes, sobre o calendário acadêmico e sobre a utilidade dos totens disponíveis nos 1º e 4º andar. Integrantes do Serviço de Gestão Acadêmica também apresentaram a estrutura de apoio acadêmico, mostrando imagens das pessoas que compõem a secretaria na busca por humanizar o atendimento. “Essa estrutura é personificada em trabalhadores, que são profissionais importantes para o desenvolvimento do processo formativo de vocês. O que a gente espera é que sejamos parceiros nessa caminhada.” 


*Sob supervisão da jornalista Tatiane Vargas.