Seja facilitador-docente na Especialização para Qualificação da Rede de Cuidados à PcD no SUS

Atualizado em 17/07/2025

A ENSP/Fiocruz lançou uma chamada pública para selecionar futuros facilitadores-docentes que atuarão na Especialização para Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS, que irá qualificar trabalhadores e trabalhadoras de saúde envolvidos na efetivação das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) e das ações da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). O Curso de Formação Pedagógica para facilitadores-docentes será realizado entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro. São 23 vagas para facilitadores-docentes titulares e sete para suplentes. Do total, são 12 para pessoas com deficiência, 5 para negros, 2 para indígenas, 2 para transgêneros e travestis e 2 para ampla concorrência. Os selecionados que concluírem a formação receberão bolsa mensal de R$ 3.500 por 12 meses.


As inscrições são realizadas pela plataforma SIGA LS (sigals.fiocruz.br), seguindo o passo a passo: Inscrição > Modalidade - Presencial > Categoria - Atualização > Unidade - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca > Formação Pedagógica para Facilitadores Docentes do Curso de Especialização para Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS. É preciso preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site e observar as instruções descritas no edital.

O candidato deve ser um profissional graduado, com disponibilidade de pelo menos 20 horas semanais para atuar como facilitador-docente no curso. É necessário ter familiaridade com o uso de computadores e dispor de recursos de conectividade com internet, como e-mail, fórum, chat, webconferência, câmera (que deverá permanecer ligada), microfone e outros. Além disso, o candidato deve ter disponibilidade para viajar e participar integralmente dos três encontros presenciais e das atividades síncronas e online ao longo do curso. Ressalta-se que os custos com deslocamento, hospedagem e alimentação relacionados à formação pedagógica e aos três encontros presenciais serão cobertos pelos recursos financeiros do curso, desde que os facilitadores não residam na cidade onde ocorrerão as atividades presenciais.

Os facilitadores-docentes serão responsáveis por mediar o processo de ensino-aprendizagem, contribuir para a construção do conhecimento pelos discentes, orientar a realização de atividades didáticas com base no processamento de situações-problema e acompanhar a avaliação da aprendizagem, conforme o projeto pedagógico do curso. Cada facilitador-docente acompanhará, em média, 12 discentes da Especialização. Os convocados também deverão participar das atividades de formação permanente junto ao orientador de aprendizagem e à equipe de coordenação do curso, por meio de reuniões presenciais ou síncronas/online.

Resultado de parceria entre a ENSP e a Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, a Especialização em Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS visa a qualificar trabalhadores e trabalhadoras de saúde envolvidos na efetivação das diretrizes da PNAISPD e das ações da RCPD. A proposta é refletir criticamente sobre a relação entre saúde das pessoas com deficiência e seus direitos, entendendo a saúde como um direito humano; conhecer os aspectos históricos e conceituais da corponormatividade na saúde e habilitar o corpo discente a conhecer as especificidades de saúde das pessoas com deficiência e o modelo de cuidado proposto na RCP), por meio da aplicação de metodologias ativas. Além disso, a ideia é contribuir para o enfrentamento ao capacitismo e a eliminação das barreiras à integralidade da saúde, situando a pessoa com deficiência nas linhas de cuidado e ações do SUS e explorar estratégias para o fortalecimento e a articulação da RCPD. Saiba mais aqui. As atividades do curso de Especialização serão desenvolvidas conforme organização a seguir:

- As atividades síncronas online acontecerão as segundas e terças-feiras no período das 13h às 18h.
- As atividades presenciais ocorrerão nos seguintes períodos: 22 a 26 setembro de 2025, 13 a 17 abril de 2026, 31 de agosto a 4 de setembro de 2026, presencialmente nas respectivas cidades-polo das turmas, conforme listadas na tabela abaixo: