ENSP/Fiocruz abre inscrições para turmas de 2026 de mestrados e doutorados acadêmicos

Atualizado em 13/08/2025

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2026 dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Os interessados têm até o dia 15 de setembro para se candidatar às vagas de mestrado e doutorado acadêmicos em três programas: Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. As inscrições devem ser realizadas pelo Acesso Fiocruz. Os editais estão disponíveis nos links abaixo. Nos documentos, há instruções para o procedimento de inscrição.

Saiba mais sobre os programas de pós-graduação acadêmicos da ENSP deles e saiba como participar do processo seletivo.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública


Combinando tradição e atualização, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública formou sua primeira turma de mestrado em 1967 e, desde 1977, é institucionalizado pela Capes. Ao longo de sua trajetória, contribuiu ativamente para a consolidação da saúde coletiva no Brasil e a formação para o SUS, atuando no ensino, na pesquisa e em parcerias com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. Os coordenadores do PPG são Gisele O'Dwyer de Oliveira e Vania Reis Girianelli.

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública


O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia oferece formação sólida, com linhas de pesquisa que dialogam com a Saúde Pública. Dissertações e teses são desenvolvidas com inovação, fundamentação teórica consistente e análise robusta. A proposta é formar docentes, pesquisadores e gestores capazes de planejar, implementar e avaliar políticas públicas e tecnologias em diferentes contextos epidemiológicos, sociais e ambientais, no Brasil e no mundo. Os coordenadores do PPG são Rosane Griep e Antonio Pacheco.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente


Voltado à interface entre saúde e meio ambiente, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente forma profissionais para analisar e propor soluções diante dos impactos das exposições ambientais na saúde humana. A abordagem é interdisciplinar e integrada, combinando as áreas de epidemiologia, toxicologia, e gestão e saneamento para compreender e enfrentar desafios ambientais e seus efeitos sobre a saúde. Os coordenadores são Rita Estrela e Enrico Saggioro.