Mestrado profissional em Saúde Pública promove aula inaugural nesta terça-feira (11/11)
Atualizado em 10/11/2025
Nesta terça-feira (11/11), o 'Mestrado Profissional em Saúde Pública: turma Atenção Primária à Saúde', da ENSP, vai promover, em Brasília, sua aula inaugural com o tema ‘Estado, Saúde e Sociedade: os desafios atuais para as políticas públicas’. A atividade vai contar com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a secretária de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS), Ana Luiza Caldas, egressa do curso.
Esta será a oitava edição da formação, com o diferencial de ser a primeira turma fora da sede, tendo como alunos os profissionais de saúde da Saps.
Estão à frente da coordenação do curso as professoras do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Elyne Engstrom e Adriana Coser, além de docentes da ENSP e de outras unidades da Fiocruz e de instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Oferecido pela ENSP em parceria com a Saps, o 'Mestrado Profissional em Saúde Pública: turma Atenção Primária à Saúde' tem como objetivo ampliar a qualificação de profissionais e gestores que atuam na principal porta de entrada do SUS, além da construção de lideranças. A ideia é que produtos do mestrado possam gerar modelos inovadores de atenção e gestão, aplicáveis às diferentes realidades do país e/ou que sirvam de inspiração para outros contextos, de modo a fortalecer o Sistema Único de Saúde.