Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária

1. Periodicidade
Oferta: Regular ENSP - anual.

2. Objetivo do Curso
Capacitar profissionais da área de Atenção Primeira em Saúde para a assistência em Cuidados Paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar.

3. Objetivo Específico
- Sensibilizar os alunos quanto à importância dos cuidados paliativos, tornando-os capazes de identificar situações onde se faz necessária a implementação desse tipo de cuidado;
- Capacitar e treinar profissionais de saúde quanto à tomada de decisão em Cuidados Paliativos na Atenção Primária.

4. Descrição do Curso
O curso de Especialização em Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária destina-se a especializar profissionais da área da saúde, primordialmente com atuação na atenção primária. Adotará a metodologia da problematização, estimulando a reflexão crítica, a partir da realidade vivenciada pelo aluno no processo de trabalho cotidiano. As atividades propostas combinarão aulas expositivas, leitura, discussão de texto, atividades em pequenos grupos e práticas de campo.
curso priorizará a formação de um currículo interdisciplinar, superando o modelo disciplinar fragmentado. O eixo da formação articula processos de ensino e assistência em equipe multiprofissional, tendo a integralidade do cuidado como tema transversal.

5. Concepção Pedagógica
O curso de Especialização em Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária destina-se a especializar profissionais da área da saúde com atuação na atenção primária. Adotará a metodologia da problematização, que exigirá do docente uma postura facilitadora e condutora do processo ensino-aprendizagem, gerando dúvidas e estimulando a reflexão crítica, a partir da realidade vivenciada pelo aluno no processo de trabalho cotidiano. As atividades propostas combinarão aulas expositivas, leitura, discussão de texto, atividades em pequenos grupos e práticas de campo.
O curso priorizará a formação de um currículo interdisciplinar, superando o modelo disciplinar fragmentado. O eixo da formação articula processos de ensino e assistência em equipe multiprofissional, tendo a integralidade do cuidado como tema transversal.

6. Sistema de Avaliação
Em todas as Unidades de Aprendizagem serão avaliados os seguintes aspectos para considerar os alunos aptos à certificação:
- Frequência: 75% nas aulas de modalidade presencial.
- Aproveitamento acadêmico: trabalhos individuais e/ou em grupo, capacidade de aplicação do conteúdo teórico no momento da prática, capacidade crítica. Ao longo do programa do curso serão feitos exercícios com situações-problema apresentadas através de reportagens, vídeos ou textos. No final do curso, o aluno deverá elaborar um trabalho individual de conclusão de curso.

1. Objetivo geral
Capacitar profissionais da área de saúde para a assistência em cuidados paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar com ênfase na atenção primária.

2. Perfil do candidato
O Curso se destina aos profissionais de nível superior da área de saúde, com prioridade para aqueles que atuam na atenção primária da rede pública.

3. Carga horária total do curso
O curso tem carga horária total de 410 (quatrocentos e dez) horas, distribuídas da seguinte forma: 360 (trezentos e sessenta) horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 50 (cinquenta) horas para elaboração do TCC.

4. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular ? Anual

5. Inscrição
Período de 11/05 a 10/06/20121 Para verificar o Edital, como também preencher o formulário eletrônico de inscrição é necessário acessar o link Inscrição em www.sigals.fiocruz.br > Inscrição > Modalidade: Presencial > Categoria: Especialização > Unidade: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca > Curso > Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária.

6. Número de vagas
Estão sendo ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas, sendo 20 (vinte) para candidatos de ampla concorrência e 05 (três) para ações afirmativas.

7. Contato SECA/ENSP
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Serviço de Gestão Acadêmica - SECA Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 2598-2318 E-mail: pseletivo@ensp.fiocruz.br Horário de atendimento ao público: 8h30min às 16h30min Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br

1. Objetivo Geral
Capacitar profissionais da área de saúde para a assistência em cuidados paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar com ênfase na atenção primária.

2. Perfil do Candidato
O Curso se destina aos profissionais de nível superior da área de saúde, com prioridade para aqueles que atuam na atenção primária da rede pública.

3. Carga Horária total do Curso
O curso tem carga horária total de 410 (quatrocentos e dez) horas, distribuídas da seguinte forma: 360 (trezentos e sessenta) horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 50 (cinquenta) horas para elaboração do TCC.

4. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

5. Inscrição
Período de 07/01 a 08/02/2019.

Para verificar o Edital, como também preencher o formulário eletrônico de inscrição é necessário acessar o link Inscrição em www.sigals.fiocruz.br > Inscrição > Modalidade: Presencial > Categoria: Especialização > Unidade: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca > Curso > Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária.

6. Número de Vagas
Estão sendo ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas, sendo 22 (vinte e duas) para candidatos de ampla concorrência e 03 (três) para ações afirmativas.

7. Contato SECA/ENSP
Fundação Oswaldo Cruz
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Serviço de Gestão Acadêmica - SECA
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo
21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2598-2318
E-mail: pseletivo@ensp.fiocruz.br
Horário de atendimento ao público: 8h30min às 16h30min
Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br