ritórios Tradicionais - Tecnologias Sociais em Saneamento
Iniciar
Logotipos: Fórum de Comunidades Tradicionais (Angra, Parati e Ubatuba); Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina; EAD; ENSP (Escola Nacional Sérgio Arouca); Fiocruz; SUS; Ministério da Saúde e Governo Federal

Apresentação

Bem-vindos e bem-vindas ao material didático digital do Curso Saúde em Territórios Tradicionais: Tecnologias Sociais em Agroecologia. Ele foi organizado com a finalidade de orientar seu estudo, propondo reflexões, questionamentos e atividades articuladas, norteados pelos propósitos do curso.

O material é composto por quatro módulos, planejados de forma a facilitar e incentivar a interação com os conteúdos didáticos de maneira agradável, coerente e sólida. Buscamos estimular a reflexão crítica a respeito dos temas abordados no curso, provocando o diálogo entre teoria e sua realidade de trabalho, na perspectiva de transformação das práticas nos territórios.

Esperamos contribuir para um processo de aprendizagem estimulante, desafiador, instigante e produtivo.

Antes de prosseguir, acesse as dicas de navegação e as orientações para elaboração das atividades.

Dicas de navegação

Este material didático digital pode ser acessado a partir de computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones), independentemente do sistema operacional escolhido, e com o navegador de páginas Web de sua preferência (Firefox, Google Chrome, Apple Safari). Foi desenvolvido de acordo com os pressupostos atuais de design responsivo e acessível, oferecendo navegação simples e intuitiva. Mesmo assim, para ajudá-lo, preparamos algumas dicas sobre as principais ferramentas disponíveis.

Menu de navegação e rolagem da página: Para ler todo o conteúdo de uma página, basta rolar a barra lateral, para cima e para baixo, no seu navegador. A barra superior, presente em todas as páginas, sempre exibirá o menu de navegação, com as opções para acesso às seções deste material didático digital.

1º exemplo de tela de navegação

Seções de cada módulo e rodapé: As telas de abertura exibem o título do módulo e as seções que o compõem. No rodapé de todas as telas, você encontrará os botões de navegação sequencial, com as opções para voltar à página anterior ou navegar para o próximo módulo ou seção.

2º exemplo de tela de navegação

Atividades: No decorrer do material digital, você encontrará as atividades que devem ser realizadas de acordo com o cronograma.  As atividades se relacionam com o Plano de Ação para Implementação de Tecnologia Social (Pats) e indicam os itens do Pats que elas vão ajudar a subsidiar, bem como o link da página por meio da qual você enviará as suas respostas. 

3º exemplo de tela de navegação

Entenda um pouco mais sobre as atividades a distância

As atividades que compõem o curso foram concebidas de forma a valorizar o resgate de experiências e saberes construídos ao longo de sua trajetória. Elas visam a ampliar seu olhar crítico por meio da relação teoria e prática, procurando contribuir para a transformação da realidade que o cerca.

A intenção é que ao realizar tais atividades você encontre subsídios para o desenvolvimento de um Plano de Ação para Implementação de Tecnologia Social (Pats). O Pats é uma reflexão individual que respeita a formação escolar e a atuação profissional de cada aluno.

Os itens que compõem o Pats que você vai elaborar são:

  • Diagnóstico da comunidade/território em que atua (localização geográfica, número de habitantes, características socioeconômicas e o que mais julgar pertinente).
  • Seleção de uma tecnologia social e uma breve apresentação de como ela poderia solucionar problemas concretos no território.
  • Estratégia de implementação.
  • Viabilidade para esse processo (atores-chaves envolvidos, instituições, parcerias).
  • Recursos necessários para reaplicação.

Você vai elaborar o Pats com base nos subsídios trazidos pelos quatro módulos que compõem este curso. Por isso, cada atividade a ser realizada indica qual item do Pats ela ajudará a construir.

No 2º Encontro Pedagógico, para finalização do curso, você terá a oportunidade de apresentar e debater o seu Pats com os colegas de turma, enriquecendo ainda mais a sua proposta.

Orientações para execução e envio das atividades

À medida que você for avançando no estudo deste material, será provocado a realizar algumas atividades. Ao final de cada módulo, você deverá enviá-las ao tutor pela plataforma.

  • Serão aceitos vários formatos e mídias: textos, áudios, vídeos, apresentações, entre outros.
  • Você pode anexar mais de um arquivo ao enviar as suas atividades para o tutor.
  • No caso de produzir um áudio ou um vídeo, é importante atentar para que não ultrapassem o tempo máximo de 4 minutos.
  • Ao optar por produzir um texto, contemple as questões propostas, mas não se preocupe em ser exaustivo na sua argumentação. Indicamos que você escreva, no máximo, de 1 a 3 páginas numa mesma atividade.
  • É importante sempre deixar claro qual atividade/questão você está comentando, seja no áudio, no vídeo ou no texto.
  • Procure sempre estar atento aos prazos indicados no cronograma, não deixando as atividades acumularem.

Não se esqueça de que você conta com a ajuda do tutor-docente durante todo esse processo, caso precise esclarecer dúvidas ou conversar sobre alguma dificuldade. Basta entrar em contato com ele por meio do AVA.

Agora siga para o Módulo 1 e inicie seus estudos!