Módulo 2

Saúde na agenda de desenvolvimento sustentável

No Módulo 1, abordamos o SUS, a determinação social da saúde, as políticas intersetoriais, a ecologia dos saberes e apresentamos também uma introdução à agroecologia. A intenção era dar um panorama sobre as políticas de saúde no Brasil e falar da importância do diálogo entre diferentes setores para a promoção da saúde.

Para o OTSS, assim como para vários autores e organizações, é fundamental a participação social dos sujeitos atuantes em cada comunidade e território. Pessoas que vivem inseridas em diferentes contextos, ambientes e relações devem participar da construção de políticas, programas e iniciativas sociais que sejam, de fato, efetivos. No caso das ações promovidas pelo OTSS, isso ocorre com a integração de representantes das comunidades na equipe do Observatório, participando de projetos desde a concepção até a execução e o monitoramento.

No Módulo 2, vamos tratar da relação entre diferentes escalas. Você vai compreender as dinâmicas globais de apropriação dos bens naturais e a relação destas com a saúde e os debates sobre a importância de espaços de governanças internacionais, como a Agenda 2030 e a agenda de desenvolvimento global. Nessa ótica, serão abordados os desafios colocados pelas crises sanitárias, como a pandemia de covid-19, levantando a problemática do acesso desigual aos bens da natureza e aos serviços públicos de saúde. Nosso objetivo é apresentar as principais discussões na escala global em relação à saúde e de que forma esse debate tem desdobramentos na esfera local e vice-versa.  Além disso, pretendemos demonstrar a importância da água na discussão da promoção à saúde.

Este módulo é composto por quatro seções. Navegue por cada uma delas para conhecer melhor os temas.

A Agenda 2030, suas metas e indicadores A agenda de desenvolvimento global, justiça e racismo ambiental O global e o local na promoção da saúde – o uso dos bens naturais e a pandemia de covid-19 Agroecologia e saúde: princípios de ação – gênero, raça e classe