Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão
1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual
2. Objetivo Geral
a) Refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as políticas de inclusão e acessibilidade para Pessoas com deficiência.
b) Possibilitar aos alunos conhecer os aspectos históricos e conceituais a partir da identificação de políticas de inclusão como direito humano;
c) Habilitar os alunos a identificar barreiras e preconceitos no processo de inclusão na sociedade, interpretando suas causas e identificando proposições para avanços na inclusão e acessibilidade de Pessoas com deficiência;
d) Referenciadas essas discussões numa metodologia de pesquisa e ensino que tem como objeto a acessibilidade e inclusão como direito humano.
3. Justificativa
Este curso tem como público alvo pessoas com deficiência ou que trabalham com pessoas com deficiência. A formação se dará com a abordagem dos direitos humanos aplicadas ao SUS e outras políticas públicas relacionadas a acessibilidade e inclusão: tecnologia, educação inclusiva, trabalho e empregabilidade, cultura, comunicação e informação. Serão também discutidas as deficiências sensoriais, cognitivas e físicas, os espaços na cidade, movimentos sociais, sexualidade e gênero, ética e alteridade, referebciadas numa metodologia de pesquisa e ensino que tem como objeto a acessibilidade e inclusão como direito humano.
Participam dessa formação professores de diversas unidades da FIOCRUZ: ENSP, ICICT, EPSJV, COC, COGIC, COGEP/NUSTH e da parceria externa como IBGE.
4. Concepção Pedagógica
O curso terá em suas unidades de aprendizagem a explicitação teórica do conteúdo. Serão realizadas apresentação de filmes, oficinas iterativas, de acordo com critérios dos professores. Serão debatidas as convenções internacionais, fundamentos filosóficos e antropológicos, o SUS, a educação, o trabalho, as tecnologias, a ética, a cultura, as políticas públicas, os movimentos sociais e a sociedade, sempre com o foco nas Pessoas com deficiência a partir de uma discussão de metodologia de pesquisa e ensino que tem como objeto a acessibilidade e inclusão como direito humano.
5. Sistema de Avaliação
Todos os professores farão uma avaliação dos alunos e os alunos preencherão uma ficha de avaliação em relação as aulas ministradas. Por tratar-se de um curso novo, todas as aulas serão assistidas por pessoas que coordenam o curso. Lacunas que forem identificadas pelos alunos ou pela coordenação, serão preenchidas com aulas de convidados no horário de 08h às 12h nas quartas-feiras.
De acordo com cada professor, a avaliação de discentes poderá ser por participação nas aulas, trabalhos entregues, prova de conhecimentos, além de frequência e trabalho de conclusão de curso.
1. Objetivos do curso
? Refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as
políticas de inclusão e acessibilidade para Pessoas com deficiência.
? Possibilitar aos alunos conhecer os aspectos históricos e conceituais a partir da identificação de
políticas de inclusão como direito humano.
? Habilitar os alunos a identificar barreiras e preconceitos no processo de inclusão na sociedade,
interpretando suas causas e identificando proposições para avanços na inclusão e acessibilidade de
Pessoas com deficiência.
? Referenciadas essas discussões numa metodologia de pesquisa e ensino que tem como objeto a
acessibilidade e inclusão como direito humano.
2. Perfil do Candidato
O Curso se destina a Pessoas com Deficiência e pessoas que trabalham ou convivem com Pessoas com deficiência, com graduação concluída.
3. Descrição do Curso
A estrutura curricular é constituída por 06 (seis) unidades de aprendizagem com 32 (trinta e dois) módulos
que configuram o campo dos Direitos Humanos e Saúde, Acessibilidade e Inclusão.
A UA I com os conteúdos básicos e conceituais dos direitos humanos, saúde, inclusão e acessibilidade.
A UA II relacionará o SUS, a medicina e a sexualidade com inclusão e acessibilidade.
A UA III promoverá as discussões a respeito da visibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.
A UA IV abordará as habilidades, especificidades e barreiras sociais.
A UA V discutirá o controle social e intersetorialidade.
A UA VI transversaliza a discussão de metodologia de pesquisa e ensino, tendo como objeto a inclusão e acessibilidade como direito humano.
4. Regime e Duração
O curso tem carga horária total de 740 (setecentos e quarenta) horas, distribuídas da seguinte forma: 640
(seiscentos e quarenta) horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 100 (cem) horas para
elaboração do TCC, após o encerramento das Unidades de Aprendizagem.
Início do curso: 02/04/2024
Término das aulas: 23/10/2024
Período de elaboração do TCC: 24/10/2024 a 29/03/2025
Entrega do TCC: 01/04/2025
Término do curso: 30/04/2025
5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 20 (vinte) vagas. O curso possui 30% de
vagas reservadas para Ações Afirmativas (Cotas) e 70% para Ampla Concorrência (AC)
6. Vagas
De 20/12/2023 a 24/01/2024
7. Contato SECA/ENSP
A comunicação se dará, exclusivamente, por e-mail pseletivo.ensp@fiocruz.br