Internet e Saúde: Desafios e Tendências

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular ? Anual

2. Objetivo Geral
Realizar um debate crítico e criativo sobre as diferentes tendências e desafios das mídias digitais no campo da saúde.

3. Justificativa
Este curso se justifica, pois irá reunir profissionais com nível superior completo que tenham realizado ou estejam desenvolvendo pesquisa na área da Internet e saúde. Para tanto será necessário que os candidatos apresentem, no momento da inscrição, a referencia completa, com link de acesso, a artigo(s), Dissertação ou projeto de Mestrado e/ou Tese ou projeto de Doutorado na área da Internet e Saúde. Com isso o curso pretende aumentar a massa critica e a produção acadêmica sobre o tema, além de debater os temas e problemas abordados no livro ?Internet e saúde. Desafios e Tendências? (Cultura Acadêmica).

4. Concepção Pedagógica
O curso está centrado na dimensão dialógica. Por essa razão em cada aula será apresentado e debatido um capítulo do livro ?Internet e saúde. Desafios e Tendências? (Cultura Acadêmica) por seu respectivo autor seguido da participação de um debatedor especialmente convidado para discutir com o autor os temas e problemas abordados no capitulo. Em seguida os alunos serão incentivados a participar apresentando novas questões, comentários e críticas. Assim a presente proposta afasta-se da perspectiva da ?educação bancária? onde são transmitidas aos sujeitos normas e conhecimentos de forma prescritiva através de palestras.

5. Sistema de Avaliação
A avaliação levará em conta, por um lado, a presença e participação dos alunos durante as aulas. Alem disso cada aluno terá que fazer uma resenha crítica de um dos capítulos apresentados durante o curso. Uma ?resenha crítica? é um trabalho com característica analítica e interpretativa de uma livro, capítulo ou artigo. Não se trata de um fichamento nem de um resumo. Nesses dois casos o autor se limita a sintetizar as ideias que considere mais importantes. Na ?resenha crítica?, além da descrição do capitulo devem constar outras ideias que complementem, critiquem ou se contraponham as proposições apresentadas no estudo analisado. Ou seja, o autor de uma ?resenha crítica? deve ser capaz de relacionar o capítulo analisado com outros textos ou ideias sobre o mesmo tema ou problema. Para tanto é necessário que o autor da resenha crítica faça, antes de qualquer coisa, uma leitura atenta e profunda do capítulo a ser analisado. Este será o trabalho de conclusão que deverá ser enviado até um mês após o encerramento do curso.

1. Objetivo Geral
Realizar um debate crítico e criativo sobre as diferentes tendências e desafios das mídias digitais no campo da saúde.

2. Perfil do Candidao
O curso se destina aos profissionais de nível superior que tenham realizado ou estejam desenvolvendo pesquisa na área da internet e saúde.

3. Carga horária total do curso
O curso tem carga horária total de 40 (trinta) horas, distribuídas da seguinte forma: 30 (trinta) horas de aulas presenciais, em formato remoto, e 10 (dez) horas para elaboração de um trabalho final. Início do curso: 11/07/2022 Término do curso: 15/07/2022

4. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

5. Inscrição
De 10/05 a 09/06/2022.

6. Número de vagas
O número de vagas disponíveis para este Edital é de 50 (cinquenta) vagas.